Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é responsável por medir o Índice Nacional de Confiança (INC) do consumidor. Em outubro, o indicador alcançou 110 pontos, representando um aumento de 4,8% quando comparado a setembro.
A amostragem do estudo contou com um total de 1.750 famílias, tanto da capital quanto do interior.
Principais descobertas
Sendo a quinta alta consecutiva do ano, o aumento reafirma um cenário otimista ao se manter acima de 100 pontos. A percepção positiva da população, acerca da situação financeira, é o principal fator responsável pelo crescimento.
O índice apresentou uma elevação em aproximadamente todas as regiões do país, a exceção do Norte – que sofreu uma leve queda.
Segundo o estudo, a confiança de todas as classes econômicas se elevou, com destaque às famílias AB à C. As pessoas declararam maior segurança no emprego e expectativas positivas acerca da futura situação financeira familiar.
A ampliação da confiança aparece refletida na disponibilidade dos respondentes em comprar itens com valores mais elevados, como carros ou casas. Bens duráveis, como fogões e geladeiras, também apresentam maiores porcentagens de compra.
Crescimento da ocupação e aumento da renda familiar – decorrente da melhora do mercado de trabalho, transferências governamentais, queda da inflação e redução de juros – são classificados como as principais causas da melhora na confiança do consumidor.
Além disso, de acordo com o Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP) há uma projeção de recuperação para as vendas do varejo, a partir dos últimos meses do ano, encerrando o período com um crescimento de 1,9%.