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Confiança do consumidor apresenta quinta alta consecutiva e segue com expectativas positivas

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é responsável por medir o Índice Nacional de Confiança (INC) do consumidor. Em outubro, o indicador alcançou 110 pontos, representando um aumento de 4,8% quando comparado a setembro. 

A amostragem do estudo contou com um total de 1.750 famílias, tanto da capital quanto do interior.

Shopping visto de cima com múltiplas lojas
Imagem: reprodução

Principais descobertas

Sendo a quinta alta consecutiva do ano, o aumento reafirma um cenário otimista ao se manter acima de 100 pontos. A percepção positiva da população, acerca da situação financeira, é o principal fator responsável pelo crescimento.

O índice apresentou uma elevação em aproximadamente todas as regiões do país, a exceção do Norte – que sofreu uma leve queda.  

Segundo o estudo, a confiança de todas as classes econômicas se elevou, com destaque às famílias AB à C. As pessoas declararam maior segurança no emprego e expectativas positivas acerca da futura situação financeira familiar. 

A ampliação da confiança aparece refletida na disponibilidade dos respondentes em comprar itens com valores mais elevados, como carros ou casas. Bens duráveis, como fogões e geladeiras, também apresentam maiores porcentagens de compra. 

Crescimento da ocupação e aumento da renda familiar – decorrente da melhora do mercado de trabalho, transferências governamentais, queda da inflação e redução de juros – são classificados como as principais causas da melhora na confiança do consumidor. 

Além disso, de acordo com o Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP) há uma projeção de recuperação para as vendas do varejo, a partir dos últimos meses do ano, encerrando o período com um crescimento de 1,9%.