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Confira as principais tendências do varejo eletrônico chinês para o ano de 2024

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O comércio eletrônico está em constante evolução para acompanhar as novas demandas dos consumidores. Para entender quais tendências o setor espera esse ano, especialistas do Grupo Alibaba opinaram sobre o que está por vir e como a IA pode ajudar a atender à essa nova demanda.

Vale lembrar que, segundo uma estimativa da pesquisadora GlobalData, o mercado de e-commerce da China cresceu 9,9% em 2023, com um aumento de US$ 2,2 bilhões. Além disso, a pesquisadora ressaltou que vendas online chinesas cresceram a um CAGR de 11,2% entre 2018 e 2022.

Tranquilidade no e-commerce em 2024

Diante dos vários anos turbulentos, os consumidores estão em busca de um “alívio comercial” em 2024. Para isso, irão compactuar mais com empresas que oferecem diversão nas jornadas de compras.

Uma reação contra o tédio ajuda a explicar por que os formatos de varejo interativos e alegres eram tão populares em 2023. Afinal, o live commerce levava aos celulares dos clientes momentos de descontração e alegria, e isso ficou guardado em suas mentes

No maior mercado digital da China, Taobao, 89 canais de comércio eletrônico de transmissão ao vivo geraram mais de US$ 14,1 milhões em GMV cada durante o dia 11 de novembro, também conhecido como Dia do Solteiro.

Uma tendência em rápido desenvolvimento a ser observada em 2024 é que os comerciantes criem seus próprios canais de transmissão ao vivo, em vez de depender de terceiros para se conectarem com os clientes.

A plataforma de transmissão ao vivo Taobao Live disse que aumentará seu conjunto de streamers de primeira linha em 2024. Para tal, está melhorando sua taxa de conversão, criando uma experiência de consumo mais envolvente e um conjunto de produtos mais rico com o auxílio da IA.

Consultores veem a tendência do live commerce na China se espalhando pelo mundo. O AliExpress elevou a transmissão ao vivo a outro nível ao introduzir recentemente um avatar digital para hospedar uma transmissão ao vivo ininterrupta de 24 horas em alguns mercados.

Gamificação

A gamificação também está ganhando impulso como forma de envolver e entreter os compradores. O Alizila identificou exemplos em 2023 de caça ao tesouro e marcas girando rapidamente os produtos, para que os consumidores sempre tenham algo para descobrir.

Na Coreia, por exemplo, o ator Ma Dong-seok, também conhecido como Don Lee, lançou uma campanha blind-box, onde o conteúdo foi uma surpresa. Os compradores poderiam comprar uma das 80 mil caixas cegas, no valor total de US$ 852 milhões).

Mudança na economia de 2024

A incerteza econômica e o aumento do custo de vida prejudicaram a confiança dos consumidores em 2023. De acordo com a Euromonitor International, poupar dinheiro é uma alta prioridade e os consumidores procuram novas formas de aumentar os seus orçamentos familiares em 2024.

Estes consumidores procuram ativamente por opções mais baratas; pagam com cartões de crédito ou pontos de recompensa; mudam para marcas premium de marca própria; e participam em atividades gratuitas. Os “desinfluenciadores” também se tornaram populares nas redes sociais este ano, onde os KOLs (influenciadores chineses) expõem produtos que consideram superfaturados.

Na China, o impacto psicológico de uma recuperação mais lenta do que o esperado da pandemia ainda é amplamente sentido. Por isso mesmo os consumidores demonstraram um comportamento de procura de valor em grande escala durante o festival de compras 11.11.

Manual de sucesso para o varejo

Varejistas e marcas estão se mobilizando rapidamente para atender a esses caçadores de pechinchas. O truque para oferecer de forma sustentável produtos de qualidade a preços excelentes, dizem os consultores, é reestruturar as cadeias de abastecimento.

Os dados e as aplicações muitas vezes são isolados nas cadeias de abastecimento, e os varejistas nem sempre têm orçamento para eliminar sistemas legados e substituí-los por uma solução completa. A IA generativa pode interagir com dados estruturados e não estruturados, permitindo que os usuários interajam com os dados de ponta a ponta e façam perguntas simples, como: “Onde está o excesso de estoque?”

Este ano, o AliExpress está lançando um modelo de negócios chamado AE Choice, que oferece mais serviços de cadeia de suprimentos e uma coleção selecionada de produtos. Em setembro, começou a testar um serviço global de entrega de cinco dias em Espanha, em colaboração com a empresa de logística Cainiao.

Crescimento estrutural do setor de comércio varejista da China em 2024

Quando os decisores políticos chineses se reuniram recentemente em Pequim para discutir o próximo ano, enfatizaram o crescimento econômico constante em 2024 e disseram que as perspectivas positivas a longo prazo não tinham mudado. Embora o crescimento de 5% possa não acelerar o ritmo como os 7% ou mais de uma década atrás, a economia da China é agora muito maior.

A McKinsey vê o setor varejista do país — abrangendo tanto produtos quanto serviços — crescendo 5% este ano, com projeções semelhantes para os próximos anos. Dada a vasta dimensão do mercado da China, este crescimento incremental traduziria num adicional de US$ 1,4 bi em vendas em 2027.

Ao colocar US$ 1,4 bi em perspectiva, isso tornaria a China o maior mercado varejista em crescimento a nível mundial. Apenas o crescimento incremental igualaria as vendas combinadas da Índia, Indonésia e Coreia do Sul hoje, de acordo com a análise da McKinsey.

A mudança tecnológica é, obviamente, um estimulante do crescimento. Globalmente, a IA generativa poderia gerar valor para a indústria varejista e de bens de consumo embalados, aumentando a produtividade em 1,2 a 2% das receitas anuais — ou um adicional de US$ 400 a 660 bilhões, estimou a McKinsey.

A fim de dimensionar a maturidade do e-commerce na China, a agência postal do estado disse ter entregue mais de 140 bilhões de encomendas em toda a China no ano até novembro de 2023, superior aos 88,8 bilhões de encomendas da Índia em 2022.

E-commerce verde em 2024

A Tmall, plataforma de comércio eletrônico B2C do Alibaba, lançou rótulos de produtos ecológicos em 2022 para ajudar os consumidores a verificar o impacto de suas compras. Enquanto isso, o Energy Expert (do Alibaba) aproveita modelos de IA baseados em aprendizagem profunda para analisar a pegada de carbono dos produtos.

A redução cumulativa de carbono dos seus usuários da Xianyu atingiu 3,14 milhões de toneladas, e a quantidade média diária de redução de carbono atingiu 8.600 toneladas

Mais empresas estão colaborando para tornar as cadeias de abastecimento verdes. É o caso do maior fabricante de macarrão instantâneo da China, Master Kong. Em parcera do Alibaba, trabalham com a concessionária francesa Veolia para reciclar as embalagens plásticas da Master Kong em pellets rPET. Os pellets foram então usados ​​para produzir produtos para venda no Supermercado Tmall, uma plataforma de mercearia.

A economia circular também está a ganhar força, onde os mercados incentivam os consumidores a reutilizar produtos, em vez de os desfazerem e depois extraírem novos recursos do ambiente.

Na China, o mercado de revenda de segunda mão Xianyu prosperou em mais de 20% ano a ano em setembro, segundo os dados mais recentes disponíveis. No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023, a redução cumulativa de carbono de seus usuários atingiu 3,14 milhões de toneladas, e a quantidade média diária de redução de carbono atingiu 8.600 toneladas.

Chatbots Gen Ai E-Commerce 2024

A IA generativa abriu uma série de oportunidades para comerciantes e marcas se tornarem mais eficientes e oferecerem aos consumidores uma experiência de compra mais personalizada em 2023.

Por isso, em 2024 os consumidores continuarão a testar as capacidades da IA ​​generativa e esperam que as marcas façam o mesmo. A IA generativa pode criar assistentes virtuais mais inteligentes para tornar a jornada de compras mais personalizada. Ele pode oferecer recomendações detalhadas de produtos em vários formatos, incluindo texto e vídeos curtos.

Esta tecnologia é particularmente útil para os consumidores que compram online, uma vez que existe uma enorme variedade de opções. É o oposto de uma loja física, por exemplo, onde uma rápida navegação nas prateleiras abrange todas as opções oferecidas.

No Taobao, o aplicativo de IA generativa incorporado Wenwen — que significa perguntar, em mandarim — esclarece as demandas dos compradores e os ajuda a navegar pelos descontos. Desde o lançamento da versão beta (em setembro), mais de 10 milhões de pessoas experimentaram a ferramenta.

Mais de 40% dos consumidores se sentiriam confortáveis ​​com assistentes de voz que oferecem recomendações personalizadas. Ainda assim, menos de um quinto sentiu o mesmo em relação ao uso de bots para responder a questões complexas de atendimento ao cliente, de acordo com a pesquisa de 2023 da Euromonitor.

IA – uma mão amiga

Empresas que aproveitarem os recursos da IA ​​generativa serão capazes de sintetizar os dados do usuário com mais rapidez para orientar o desenvolvimento de produtos. Além disso, a integração das informações dos clientes ajudará as empresas a personalizar campanhas de marketing, mercadorias e serviços em grande escala.

O Alibaba disse em novembro que estava testando o Aidge, seu primeiro conjunto de interfaces de programação de aplicativos alimentado por inteligência artificial. O Aidge é baseado nos grandes modelos de linguagem e de visão computacional proprietários da Alibaba International.