A Black Friday de 2024 promete ser um marco para o e-commerce, com novas expectativas e tendências ditando o rumo das estratégias comerciais. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, é importante preparar-se com táticas eficazes que alavanquem as vendas e atraiam consumidores cada vez mais exigentes e atentos às ofertas.
Compreender essas mudanças no comportamento do consumidor em 2024 e adotar as estratégias certas é o caminho certo para maximizar a visibilidade da sua empresa e vender mais na Black Friday. Veja a seguir como aproveitar as tendências para transformar essa data em um verdadeiro sucesso para o seu negócio!
Otimismo é a palavra para os e-commerces
Segundo o relatório da Conversion, agência ou uma consultoria de performance, uma pesquisa feita com a participação de 400 brasileiros, onde 54,5% homens e 45,5% mulheres, com idades entre 18 e 71 anos, a expectativa é que o e-commerce deve crescer 9,4% na Black Friday de 2024. Isso se deve a:
- melhora no cenário econômico;
- maior foco nas estratégias promocionais;
- crescimento contínuo do e-commerce;
- maior confiança dos consumidores.
A projeção de faturamento para a Black Friday 2024 é de R$ 5,72 bilhões. Dentro do cenário das motivações de compra, a expectativa é que seja com preços baixos continuando como principal atrativo, especialmente em um contexto de aumento de custos de vida, onde os consumidores buscam maximizar o valor das suas compras.
Há uma intenção de compra elevada por parte dos consumidores, e dados como esses reforçam como o varejo precisa estar pronto para aproveitar ao máximo esse período de alta demanda.
Checklist para ajustar o seu e-commerce à Black Friday 2024
A Black Friday segue sendo uma data do E-commerce: 75% dos consumidores prefere comprar através dos meios digitais. Confira o checklist para preparar o seu e-commerce:
Prepare o estoque e aumente a eficiência logística
Analise o histórico de vendas dos produtos mais procurados e garanta que eles estejam disponíveis em quantidade suficiente. Soluções flexíveis de entrega e devolução podem se tornar um diferencial competitivo.
A qualidade e velocidade da entrega se mostra cada vez mais um fator-chave para não só aumentar a satisfação do cliente, mas para a conversão também.
Realize testes de performance e infraestrutura
Verifique a capacidade do servidor e garanta que o seu e-commerce aguente o aumento de tráfego. Realize testes de carga na plataforma e otimize a velocidade de carregamento.
O relatório da Conversion também trouxe dados onde 75,5% dos consumidores afirmam ter medo de fraudes durante a Black Friday. Então, é mais do que necessário assegurar que o seu site tenha certificados SSL atualizados e proteção contra fraudes.
Personalização é a chave
Utilize dados de comportamento do cliente para criar campanhas direcionadas que maximizem a relevância e o impacto. A experiência do cliente deve ter foco em encantá-lo e atendê-lo de forma prática e eficiente.
Prepare descontos atrativos
Para se destacar durante essa Black Friday, mais do que nunca, 54% dos consumidores esperam descontos de pelo menos 30%. Dados como esses são importantes para analisar e oferecer benefícios que facilitem as compras dos clientes durante a data, como fretes mais baixos e diversos meios de pagamento, onde a grande maioria pretende utilizar cartões de crédito/débito e PIX.
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