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Confira ranking com os 30 maiores e-commerces no Brasil

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Relatório da Conversion apresenta o ranking dos 30 maiores e-commerces do Brasil, com dados de visitas mensais provenientes de dispositivos móveis, desktops e aplicativos Android. Os dados mostram o desempenho de maio a outubro de 2024. 

Mulher fazendo compras em loja online pelo computador
Imagem: reprodução

Segundo o estudo, o Mercado Livre ocupa a primeira posição, mantendo um alto volume de acessos com 345,57 milhões em outubro. A Shopee aparece em segundo lugar, com 226,82 milhões de visitas, seguida pela Amazon Brasil, com 203,63 milhões. OLX e Samsung completam o Top 5, com 107,19 milhões e 101,79 milhões de acessos, respectivamente.

A Shein teve um crescimento significativo, registrando 81,45 milhões de visitas em outubro, subindo no ranking. Por outro lado, a Magazine Luiza (sétima colocada) registrou uma queda, com 81,17 milhões de acessos. 

Fechando o Top 10, estão iFood, AliExpress e Casas Bahia, com variações menores nos números de visitas.

Gráfico da Conversion com 30 maiores e-commerces
Imagem: reprodução Conversion

Além disso, o ranking destaca a força de marcas do setor de turismo e varejo. O Booking.com ocupa a 11ª posição com 37,92 milhões de acessos, enquanto a Latam Airlines subiu três posições, alcançando o 13º lugar com 27,98 milhões de visitas. O Airbnb também apresenta um bom desempenho, subindo duas posições e chegando à 15ª posição, com 25,53 milhões de acessos. 

Por outro lado, empresas como O Boticário (16ª posição) e Americanas (17ª) registraram quedas no ranking, com reduções nos acessos em comparação ao mês anterior. A Apple ocupa o 20º lugar, com 21,02 milhões de acessos.

Gráfico da Conversion com 30 maiores e-commerces
Imagem: reprodução Conversion

O papel dos dispositivos móveis

Em outubro mais de 75% dos acessos a sites de e-commerce no Brasil foram realizados por meio de dispositivos móveis, reforçando a predominância dos celulares no comportamento de consumo digital. 

Aproximadamente 25% das visitas ainda são feitas via desktops, enquanto os tablets representam uma parcela mínima, agrupados na categoria de acessos móveis. Aplicativos, exclusivamente no sistema Android, responderam por 21,6% do total. 

Setores como joias e relógios e infantil registraram altas participações móveis, com 78,7% e 83,1% dos acessos respectivamente, enquanto segmentos como educação, livros e papelaria apresentaram maior proporção de acessos via desktop (52,7%).

Gráfico da Conversion com participação dos dispositivos móveis nas compras
Imagem: reprodução Conversion

E os marketplaces?

Dentro do segmento de marketplaces, os aplicativos foram responsáveis por 27% do tráfego mensal, somando 290,9 milhões de acessos. A Amazon Brasil se destacou com o maior crescimento entre as principais marcas, registrando um aumento de 12,4% no comparativo mensal (MoM) e mantendo-se na 3ª posição. 

O ranking das 10 maiores marcas permaneceu estável em relação ao mês anterior. O Mercado Livre liderou em acessos via aplicativos, representando 37,1% do tráfego no segmento, com cerca de 108,1 milhões de visitas.

Gráfico da Conversion com tráfego do setor
Imagem: reprodução Conversion

O Mercado Livre segue mantendo sua liderança no e-commerce brasileiro, registrando 345,5 milhões de acessos, consolidando um aumento constante ao longo do ano. A Shopee seguiu na segunda posição, alcançando 226,8 milhões de visitas, também com crescimento em relação aos meses anteriores. 

A Amazon Brasil ficou em terceiro lugar, com 203,6 milhões de acessos, recuperando-se após uma leve queda em setembro. A OLX apresentou uma tendência de alta, atingindo 107,1 milhões de visitas. 

Por outro lado, o Magazine Luiza teve uma queda contínua, fechando outubro com 81,1 milhões de acessos.