Além de mais equilibristas com relação ao comportamento de compra, os consumidores brasileiros estão cada vez mais estratégicos. Segundo o estudo Consumer Insights 2024, da divisão Worldpanel da Kantar, os consumidores buscam equilibrar a quantidade de categorias adquiridas, ainda que precisem reduzir o volume de produtos devido a preços mais altos. O cenário observado no último trimestre de 2024 antecipa a dinâmica de consumo esperada para este ano.

A tendência é ainda mais evidente entre os consumidores de menor poder aquisitivo. Entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, as classes D e E ampliaram em 11% o número de canais visitados, mas registraram queda de 9% no volume de compras por viagem.
O atacarejo segue como a principal escolha dos brasileiros. No período entre o último trimestre de 2023 e o mesmo de 2024, sua penetração cresceu 12 pontos percentuais, o maior avanço entre todos os canais, o que representa um acréscimo de 6,9 milhões de novos compradores.
Além de consolidar seu espaço nas compras de grande volume, o atacarejo também se expande para novas frentes. O levantamento indica que sua contribuição no crescimento das compras de maior porte foi de 5%, enquanto também avançou em produtos premium, aquisições menores (+2%) e nas compras realizadas nos 10 primeiros dias do mês, que já representam 42,8% do faturamento do canal.
Canais
O e-commerce também mantém um ritmo acelerado de expansão, com destaque para as vendas via WhatsApp, que alcançaram 16% de penetração em 2024. Entre as categorias que mais avançaram nesse canal, bebidas lideram com crescimento de 3 pontos percentuais, seguidas por higiene e beleza (+1 p.p.) e comida para animais de estimação (+1 p.p.).
Além da conveniência, o consumidor digital se mostra mais aberto a experimentar novos produtos e a investir em itens premium. Segundo o estudo, quem compra online está disposto a gastar, em média, o dobro do valor investido em outros canais dentro dessa categoria.
Metodologia
O Consumer Insights, da Kantar, monitora continuamente o consumo de bens não duráveis, com foco em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza.
O estudo analisou o comportamento de compra em seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
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