Os consumidores brasileiros aumentaram o consumo fora de casa, mesmo frente à alta do gasto médio – que cresceu 31,6% por conta da inflação e do repasse de preços. No primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado, foi observada uma alta de 34% em valor, 14% em unidades e aumento de 30,7% em ocasiões de consumo.
As considerações são do levantamento Consumer Insights Q1 202, produzido pela Kantar. Os dados ainda apontam que o canal de fast food foi o líder em crescimento de valor, com aumento de 9,7% na contribuição. Em segundo lugar as baladas aparecem com crescimento de 4,2%.
No caso dos produtos, as cestas com maior destaque foram de bebidas não alcoólicas, snacks doces e bebidas alcoólicas. As contribuições em unidades, no curto prazo, foram de 3,9%, 3,5% e 2,8%, respectivamente.
As categorias indulgentes são outro destaque no mix do consumo, consideradas como os maiores drivers de crescimento entre as gerações. Segundo a pesquisa:
- Consumidores de até 29 anos priorizam os doces (+4,9%);
- Consumidores entre 30 e 39 preferem cervejas (+5,1%);
- Consumidores de 40 a 49 optam por refrigerantes (+2,1%); e
- Consumidores acima de 50 destacam os sorvetes (+1,6%).
Amanda Borges, executiva de contas da Kantar, destaca: “os brasileiros também impulsionaram pedidos via delivery fora do lar. O meio ganhou força com itens de menor desembolso, atingindo o maior volume em dois anos”. No último trimestre a frequência cresceu 46,2% e o volume médio +16,4%.