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Consumidores brasileiros usam cada vez mais delivery para comprar produtos

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Caixas de papelão em frente a porta de apartamento
Imagem: reprodução

Os consumidores brasileiros aumentaram o consumo fora de casa, mesmo frente à alta do gasto médio – que cresceu 31,6% por conta da inflação e do repasse de preços. No primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado, foi observada uma alta de 34% em valor, 14% em unidades e aumento de 30,7% em ocasiões de consumo. 

As considerações são do levantamento Consumer Insights Q1 202, produzido pela Kantar. Os dados ainda apontam que o canal de fast food foi o líder em crescimento de valor, com aumento de 9,7% na contribuição. Em segundo lugar as baladas aparecem com crescimento de 4,2%.

No caso dos produtos, as cestas com maior destaque foram de bebidas não alcoólicas, snacks doces e bebidas alcoólicas. As contribuições em unidades, no curto prazo, foram de 3,9%, 3,5% e 2,8%, respectivamente.

As categorias indulgentes são outro destaque no mix do consumo, consideradas como os maiores drivers de crescimento entre as gerações. Segundo a pesquisa:

  • Consumidores de até 29 anos priorizam os doces (+4,9%);
  • Consumidores entre 30 e 39 preferem cervejas (+5,1%);
  • Consumidores de 40 a 49 optam por refrigerantes (+2,1%); e 
  • Consumidores acima de 50 destacam os sorvetes (+1,6%).

Amanda Borges, executiva de contas da Kantar, destaca: “os brasileiros também impulsionaram pedidos via delivery fora do lar. O meio ganhou força com itens de menor desembolso, atingindo o maior volume em dois anos”. No último trimestre a frequência cresceu 46,2% e o volume médio +16,4%.