Os consumidores brasileiros atribuem maior importância à sustentabilidade em suas decisões de compra em comparação com a média global. De acordo com pesquisa conduzida pela Manhattan Associates, enquanto 13% dos consumidores globalmente consideram a sustentabilidade como prioridade ao escolher uma marca para comprar, no Brasil esse número sobe para 25%.
O estudo destaca que 25% dos brasileiros afirmam que não comprariam de um varejista se este não adotasse práticas ambientalmente conscientes. Nesse aspecto, o Brasil fica atrás apenas do México, com 33%, superando países como EUA, com 13%, e Alemanha, com 11%.
Em 2023, os consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade formam 18% da população. Neste caso, compõem um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens massivos de consumo. Segundo o Mercado Livre, o Brasil é destaque na América Latina em relação a produtos sustentáveis no e-commerce.
Particularidades do varejo brasileiro
No que diz respeito às mudanças nas lojas, os varejistas brasileiros parecem estar mais alinhados com a média global. No entanto, quando se trata de oferecer uma experiência omnichannel, o Brasil fica ligeiramente abaixo da média global. Por exemplo, 54% dos entrevistados globalmente afirmam que seus clientes podem comprar na loja e devolver online, enquanto no Brasil esse número é de 40%.
A pesquisa também aborda a fidelidade do consumidor em tempos econômicos difíceis. No Brasil, 61% dos consumidores buscam alternativas mais baratas durante esses períodos, em comparação com a média global de 49%. Além disso, 84% dos brasileiros preferem usar as redes sociais para interagir com os varejistas, enquanto a média global é de 40%.
Entre os insights trazidos pelo estudo, vale destacar a importância de os varejistas terem soluções flexíveis e ágeis para reconhecer e agir nas mudanças de comportamento do consumidor em tempo real.
Metodologia
A pesquisa “Omnichannel Retail Trends 2023” foi realizada com mais de 6 mil consumidores adultos em diversos países. Além disso, embarcou 1.150 gestores ou executivos de organizações de varejo de nível 1 – também em vários setores e países.