As vendas de produtos sustentáveis no Mercado Livre cresceram 26% em 2023, totalizando mais de 4,8 milhões de itens vendidos na América Latina. O levantamento, parte do estudo “Tendências de consumo online com impacto positivo”, inclui dados de países como Brasil, Argentina, México e Chile. Segundo o relatório, 2,7 milhões de consumidores optaram por produtos sustentáveis, um aumento de 27% em relação ao ano anterior, enquanto o número de empreendedores que oferecem esses produtos subiu 9%, atingindo 38 mil vendedores.
O mercado brasileiro concentra 43% dos 38 mil vendedores catalogados como sustentáveis, e o país responde por 45% dos produtos disponíveis. O destaque na região foi a categoria de moda sustentável, que registrou um aumento de 92% em unidades vendidas. Entre os itens mais procurados estão calças, camisetas e pijamas feitos de materiais reciclados ou certificados. Os maiores crescimentos foram observados na Argentina (133%) e no Brasil (132%).
Outras categorias com forte crescimento incluem eletrodomésticos eficientes energeticamente, com alta de 124% no Brasil, e supermercado sustentável, que avançou 8%. Nessa última, os itens mais vendidos foram leite vegetal, granola orgânica e cápsulas de café reutilizáveis.
“Vemos um crescimento no consumo de produtos com impacto. Nosso compromisso é acompanhar cada vez mais pessoas e empreendedores no caminho para um estilo de vida mais sustentável”, afirmou Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
O estudo também revelou que 7 em cada 10 consumidores acreditam que suas escolhas de compra podem gerar impacto positivo, e 9 em cada 10 demonstram preocupação com questões ambientais, como o aquecimento global e o desmatamento.
A plataforma, que possui mais de 30 categorias de produtos sustentáveis, mantém o programa Biomas a um Clique, voltado para o fortalecimento de negócios da sociobiodiversidade brasileira. Desde o lançamento, 96 empreendimentos de biomas como Amazônia e Mata Atlântica já comercializaram mais de 80 mil itens pelo Mercado Livre.