Novo relatório da Kantar, Consumer Insights, revela que a modalidade de delivery é a principal responsável pelo crescimento constante do consumo no primeiro semestre de 2024.
De acordo com a pesquisa, a frequência de consumo fora de casa continua elevada (13,2% a mais do que o montante apurado em 2023). Consequentemente, isso gera um aumento de 23% a mais ocasiões de consumo.
O documento aponta que o delivery possui um papel importante de atrair compradores mais valiosos que agregam mais ocasiões de compra (41 vezes em comparação a 38 vezes do não-usuário do meio), compram de forma mais intensa (48% acima em unidades de compra) e gastam mais (78% acima em ticket médio).
Para comer em casa (será?)
Por mais que a modalidade delivery possa parecer que as pessoas não estão consumindo fora de casa, é justamente o contrário, uma vez que este é, em partes, um consumo de convívio social, em que as pessoas optam por se reunir na casa umas das outras.
Essa é a maior contribuição para o crescimento dessa modalidade de consumo, com 39,1% de importância em unidades (aumento de 8,8 pontos percentuais no período estudado).
Sair de casa (on premise)
O crescimento do delivery não quer dizer que os brasileiros não estejam saindo de casa. O estudo aponta que o consumo no local do estabelecimento (on premise) também tem uma participação significativa nos números. Entram nessa relação boates e baladas (+4,8% em contribuição de unidades no período estudado), bares (+2,3%) e cafeterias (+2,0%).
Também há maior contribuição dos canais de impulso (+4,6%), com destaque para barraca de praia e quiosque (+1,6%) e cantinas de escola, trabalho e faculdade (+1,3%).
A escolha dos alimentos também aparece como um comportamento determinante para o meio de consumo. No período analisado, o delivery contribuiu com 28,4% para o crescimento de aperitivos doces, enquanto o consumo no local contribuiu com 19,1% e 2,7% no crescimento de salgados e pratos e refeições, respectivamente.
A saideira
As bebidas são protagonistas tanto no delivery quanto no consumo local, mesmo que em momentos diferentes da jornada do consumidor.
Bebidas não alcoólicas aparecem mais durante a semana (73% do gasto se concentra entre segunda e sexta-feira), enquanto as alcoólicas são pedidas em maior número aos finais de semana (48% do gasto se concentra entre sábado e domingo).
“Há mais espaço para alavancar outras categorias em conjunto com as bebidas alcóolicas nos finais de semana e a estratégia de como ativar o consumidor pode ser determinante para convertê-lo. Para ser a escolha do cliente, é preciso, não somente estar disponível nos locais de consumo e no delivery, mas, com uma oferta de produto que melhor se encaixe na necessidade do consumidor, portanto, é crucial entender esta ocasião de consumo, se é um evento tradicional esportivo, ou um encontro entre familiares e amigos”, diz Lyandra Nakagawa, Gerente de Contas da Kantar, divisão Worldpanel.
O relatório Consumer Insights tem a proposta de acompanhar o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus do consumo de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o levantamento do primeiro semestre de 2024, a Kantar consultou seis regiões metropolitanas fora de casa (Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e um total de 48 milhões de brasileiros.