Dados da Kantar revelam que o consumo nos lares brasileiros continua crescendo. O volume de unidades adquiridas por viagem aumentou 7% no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Esse aumento é ainda mais expressivo entre consumidores de menor poder aquisitivo, com as classes D e E, registrando alta de 8,7%.
O relatório Consumer Insights Q2 2024, da Kantar, destaca que o aumento do consumo ocorre em várias categorias de produtos. No entanto, as cestas de mercearia doce (9,3%), bazar e medicamentos sem prescrição (5,7%) e bebidas (4,7%) foram as que mais se destacaram em unidades vendidas.
A pesquisa abrange 11.300 lares de todas as regiões e classes sociais, representando 60 milhões de domicílios no Brasil.
Juliana Kohler, gerente de Contas da Kantar, explica: “independentemente do público, todos compram produtos de diferentes preços para equilibrar os gastos. A chave está em escolher de acordo com a categoria. Itens de indulgência, a exemplo de doces e refrigerantes, ganham destaque entre marcas premium, enquanto opções básicas, como alimentação, são mais adquiridas de empresas econômicas”.
Esse comportamento é particularmente evidente nas classes D e E, que buscam equilibrar marcas premium e econômicas para ajustar o orçamento. Os dados revelam que esses consumidores investem em produtos premium em algumas categorias, como sabonetes (11%) e chocolates (36,7%), enquanto optam por opções mais acessíveis para itens essenciais do dia a dia.
O aumento no consumo também impulsiona momentos de convivência dentro do lar. No primeiro semestre de 2024, as ocasiões de café da manhã (+1,8%) e almoço (+1,6%) foram as que mais cresceram. Em média, os brasileiros dedicam 27 minutos para preparar cada refeição.
Vale notar que as preferências alimentares variam conforme o público. As classes A e B, por exemplo, consomem mais embutidos, refrigerantes e sorvetes, enquanto as classes D e E preferem pão industrializado, bolos prontos e biscoitos.