O aumento das compras online (de 19% para 34%) foi um dos destaques do estudo lançado recentemente pela Kantar. Ao mesmo tempo, cresceu também a porcentagem de pessoas que deixaram de comprar em lojas físicas (de 32% para 46%).
A chamada “segunda onda de entrevistas” do Barômetro COVID-19, realizado pela Kantar, mostra o que os brasileiros esperam das marcas e faz comparação com a pesquisa realizada na semana anterior.
Os clientes querem que as empresas tenham um impacto social maior. Além disso, 28% dos brasileiros querem que as marcas sejam práticas e realistas e ajudem os consumidores no dia a dia (na semana anterior, esse número era de 21%). As pessoas que querem que as marcas sirvam de exemplo e sejam guias para a mudança somaram 25% nas duas pesquisas.
A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março (primeira onda) e 27 e 31 de março (segunda onda) de 2020.
Mais compras online, menos nas lojas físicas
O levantamento mostra que alguns hábitos do consumidor estão sendo acelerados por causa da pandemia e das medidas de isolamento. É o caso de uma presença maior no online e do consumo maior de podcasts, e uso de shopvertising e do e-commerce.
Na divulgação mais recente do Barômetro COVID-19, por exemplo, já é possível confirmar o crescimento das compras online no período de crise: o número de pessoas que aumentaram compras online subiu de 19% para 34%. Enquanto isso, o de pessoas que diminuíram compras em lojas físicas subiu de 32% para 46%.
O mesmo estudo mostra que 72% dos consumidores compram online para economizar tempo e 71% acreditam que o e-commerce é mais conveniente do que ir em lojas físicas. Muitos brasileiros usaram o período de pandemia para fazer suas primeiras compras online:
- 17% alimentos e bebidas
- 15% remédios sem prescrição médica
- 12% cosméticos e produtos de cuidado pessoal
- 12% serviços
- 8% roupas e acessórios
- 7% eletrônicos