Nesta semana, os Correios entraram em greve em todo o Brasil. A paralisação é por tempo indeterminado em protesto contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados da pandemia do coronavírus.
De acordo com a Loja Integrada, plataforma de criação de lojas virtuais, cerca de 86% dos lojistas utilizam os Correios como forma principal de frete, mas também utilizam transportadoras (28%) e motoboy (24%). O E-Commerce Brasil publicou um artigo sobre outros meios de envios para sua loja virtual.
Pensando nessa dependência de muitos lojistas em relação aos serviços prestados pela empresa, o E-Commerce Brasil entrevistou lojistas de comércio eletrônico, de várias partes do país. Os resultados deste levantamento apurados até ontem (20/08), você acompanha a seguir.
Levantamento sobre os Correios
A primeira pergunta feita aos lojistas foi “você acredita que a greve vai afetar as vendas?” Dos 73 lojistas, 90,4% responderam que acreditam, SIM, que a greve vai afetar as vendas. E 9,6% disseram que NÃO.
Alternativas
A segunda pergunta foi “Quais as alternativas, de entregas, você vai usar para que a greve não afete as vendas?”
66 lojistas responderam a essa pergunta e as respostas foram:
- 47,1% responderam “Transportadoras nacionais”;
- 17,1% responderam “Transportadoras regionais”;
- 11,4% responderam que usariam a opção “Retirada na loja”;
- 8,6% responderam “Entregas via Loggi”
- 7,1% responderam “Entregas usando as lojas dos parceiros (marketplaces – Ex: Magalu, CasasBahia, etc).
- 7,1% responderam “Entrega com transporte da própria loja”;
- 1,4% responderam “Entregas via Uber”
Temor da greve
Perguntados se eles têm medo de que a greve dos Correios atrapalhe o crescimento do e-commerce, 78,1% responderam que SIM. E 21,9%, disseram que NÃO.
Dependência dos Correios
Para entender melhor o sentimento entre os lojistas, perguntamos, também, qual a porcentagem de dependência dos Correios na hora de entregar suas vendas.
As respostas eram livres e o sistema de pesquisa juntou respostas iguais. Por exemplo, o sistema fez uma porcentagem entre todos os que responderam “10%” de dependência. Porém, quem respondeu apenas “10”, sem incluir o símbolo de porcentagem, também tinha a mesma intenção, mas foi inserido em uma porcentagem onde estavam outras respostas iguais (sem o símbolo de porcentagem).
Por esse motivo, o E-Commerce Brasil decidiu somar a quantidade de respostas absolutas, que tinham a mesma intenção, sem levar em consideração a porcentagem.
Dos 73 lojistas entrevistados até ontem, 71 responderam a essa questão. Vamos às respostas:
- 13 responderam que têm 100% de dependência dos Correios
- 8 responderam que têm 50% de dependência
- 7 responderam que têm 90% de dependência
- 6 responderam que têm 80% de dependência
- 5 responderam que têm 30% de dependência
- 5 responderam que têm 20% de dependência
- 4 responderam que têm 70% de dependência
- 4 responderam que têm 15% de dependência
- 3 responderam que têm 99% de dependência
- 3 responderam que têm 40% de dependência
- 2 responderam que têm 5% de dependência
- 2 responderam que têm 2% de dependência
- 1 respondeu 98%
- 1 respondeu 60%
- 1 respondeu 35%
- 1 respondeu 27%
- 1 respondeu 25%
- 1 disse 10%
- 1 respondeu “menos de 5%” de dependência
- 1 respondeu “baixa” dependência
- 1 disse que a dependência é 0%
Logística reversa
Perguntamos, também: “a sua logística reversa é feita como?”
83,6% responderam que é feita por meio dos Correios, 11% por transportadoras (nacionais ou regionais) e 5,5%,7 por Loja física própria.
Ações
Perguntados sobre “Que ações você implementou, hoje, para gerenciar os riscos, junto aos clientes?”, os lojistas puderam dar respostas livres. Dos 73 entrevistados, 53 responderam.
A maior parte das resposta se concentrou nos seguintes temas:
- Aumento do prazo
- Transferir para outras transportadoras
- Frete Grátis, ampliação do tempo de troca.
- Monitoramento constante dos pedidos e comunicação com o cliente.
- SAC e operação
- Nenhuma
- Expansão de atendimento com motoboys e motoristas.
- Abertura do retira em loja em regiões de grande abrangência dos Correios
- Mensagem automática e orientação para atendentes
- Aguardamos as reclamações para sentir, já que nem sempre tudo é afetado.
- E-mail marketing e pop-up explicando nossas ações perante a greve
Privatização dos Correios
Os lojistas que responderam ao levantamento foram questionados sobre a mudanças nos Correios. A pergunta era: “Você é a favor ou contra a privatização das entregas do e-commerce, via Correios? Por quê?” As respostas também eram livres.
Das 61 respostas, 40 se manifestaram a favor da privatização. E os motivos são vários: “Para que o serviço seja eficiente”, “para tirar o monopólio da empresa”, “para inibir contrabandos”, “atendimento precário”, “maior transparência e competitividade” e “melhorias para os funcionários e clientes” são só algumas das justificativas.
Entre os que se disseram contrários à privatização, está o temor de que, com a privatização, os serviços se tornem mais caros. Além disso, há quem acredite que a privatização não vá abranger todos os municípios da cobertura atual de entregas.
CDD
A última pergunta foi: “O CDD da sua cidade/região vai parar?”
Para esta pergunta, 55,4% responderam que NÃO. Mas 44,6% responderam que SIM.
Por Rafael Chinaglia, da Redação do E-Commerce Brasil