A Coupang, maior empresa de comércio eletrônico da Coreia do Sul, levantou US$ 4,6 bilhões na maior oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos até agora neste ano.
A Coupang precificou 130 milhões de ações no IPO a US$ 35 por papel, superior à faixa indicativa de US$ 32 a US$ 34, avaliado a gigante do e-commerce com sede em Seul em US$ 60 bilhões. A companhia é apoiada pelo japonês SoftBank Group.
A bem-sucedida oferta de ações da Coupang ocorre em um momento em que o mercado de IPOs dos EUA está no ponto mais forte em mais de duas décadas, com investidores disputando ações de empresas de tecnologia que se beneficiaram durante a pandemia.
O IPO ultrapassou os US$ 2,15 bilhões levantados pelo aplicativo de namoro Bumble. Isso também marca um salto na avaliação de Coupang, que foi fixada em US$ 9 bilhões em uma rodada de captação de fundos em 2018, de acordo com a Pitchbook.
Vendas da Coupang saltaram em 2020
A Coupang foi a empresa sul-coreana de comércio eletrônico com melhor classificação em 2020, com 19,2% de participação de mercado, de acordo com a Euromonitor, em comparação com 13,6% da Naver Corp e 12,8% do eBay Korea. A empresa é a décima maior de comércio eletrônico do mundo.
Em 2020, as vendas líquidas da Coupang saltaram 91% com relação ao ano anterior, para US$ 11 bilhões. O prejuízo líquido diminuiu a US$ 567,6 milhões, de US$ 770,2 milhões no ano anterior.
Fundada em 2010 pelo bilionário coreano-americano Bom Suk Kim, a Coupang ganhou destaque depois de lançar um serviço garantido de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. O Vision Fund, do SoftBank, detém 35,1% da Coupang.
Goldman Sachs, Allen & Co, JPMorgan e Citigroup são os principais coordenadores da oferta.
Leia também: E-commerce têm alta de 45,17% em janeiro, revela índice MCC-ENET
Fonte: UOL, com Reuters