Segundo a pesquisa NuvemCommerce 2024, realizada pela Nuvemshop, os empreendedores digitais, que compreendem as pequenas e médias empresas, faturam R$ 3,3 bilhões ao ano, já respondendo por uma parcela expressiva do e-commerce no Brasil. Esse mercado, que também compreende as pessoas físicas que comercializam produtos para outras pessoas físicas, vem impulsionando os negócios da Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do País e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico.
A empresa opera a plataforma Jadlog Entregas, que permite a esses pequenos varejistas agendarem diretamente o envio dos produtos pela ferramenta digital, que conta com uma estrutura de atendimento formada por mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro – incluindo uma rede de franqueados. Hoje já são mais de 10 mil usuários conectados, e a tendência é de aumento de clientes e volumes, inclusive em função da integração com plataformas de e-commerce como a Nuvemshop.
A Jadlog foi a primeira transportadora no País a inovar e criar uma plataforma própria de envios, que utiliza a tecnologia, com um processo todo automatizado, para facilitar e agilizar a emissão de encomendas por parte de pequenos empreendedores e pessoas físicas. As encomendas são despachadas por meio dos pontos Pickup e da rede de franquias, distribuídos em várias localidades dos grandes centros, e integram a solução OOH (Out of Home) da transportadora.
“A plataforma Jadlog Entregas vem atraindo rapidamente esses pequenos empreendedores porque eles conseguem realizar suas postagens em pontos próximos ao seus endereços, sem filas e sem maiores burocracias”, conta Diogo Inoue, diretor comercial e de operações OOH na Jadlog, ao destacar que este é um modelo ágil e de custos menores.
Ele explica que o número de sellers que vendem pela internet através de site próprio e redes sociais está crescendo de forma expressiva. Segundo a pesquisa “Perfil do e-Commerce Brasileiro”, da BigDataCorp, são mais de 2,2 milhões de lojas virtuais atualmente no País. “É um mercado que só cresce, e que precisa estar conectado com uma ferramenta de fácil acesso. Por isso, a nossa expectativa é multiplicar o número de empreendedores que utilizam a plataforma e escalar rapidamente o número de clientes cadastrados”.
O serviço da Jadlog Entregas tornou-se possível graças à grande capilaridade de pontos Pickup instalados nas cidades brasileiras. Em todo o País, são 4 mil pontos parceiros de bairro, dos quais 900 estão instalados em diversos locais da região metropolitana de São Paulo – um número três vezes superior às cerca de 300 agências dos Correios na mesma região.
A logística pelos pontos Pickup é mais econômica do que nos modelos tradicionais, uma vez que as coletas e entregas nesses pontos ocorrem de forma consolidada, reduzindo o número de paradas e veículos circulando nos bairros. Isso além de ajudar na economia local, impacta positivamente o meio ambiente.
São franquias da Jadlog, cafés, lojas de acessórios para eletrônicos, floriculturas e mercados, entre outros estabelecimentos de bairros parceiros, situados próximos da residência ou do local de trabalho dos sellers, que podem postar ou retirar os produtos comercializados pela internet.
Assim como facilita a vida do seller, a plataforma Jadlog Entregas e os pontos Pickup também colaboram com os compradores, que podem usufruir da mesma capilaridade dos pontos comerciais parceiros de bairro para retirarem os produtos comprados pela internet.