O presidente da Amazon, Jeff Bezos, anunciou esta semana um investimento de US$ 1 bilhão para instalar centros digitais em uma centena de cidades e vilas na Índia.
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O investimento, segundo Jeff Bezos, presidente da Amazon, visa ajudar mais de dez milhões de negócios informais a venderem os seus produtos online e alavancar as exportações de produtos indianos. Até 2025, ele estima que a Índia exportará cerca de US$ 10 bilhões. Os centros digitais garantirão às empresas suporte em marketing e logística.
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O investimento anunciado por Bezos surge depois de duras críticas por parte de retalhistas indianos. Eles acusam as companhias norte-americanas Amazon e Walmart de violarem as leis indianas — com seus grandes descontos —, além de discriminarem os pequenos vendedores.
As gigantes do comércio eletrônico negaram as acusações. Não obstante, esta semana foi aberta uma investigação sobre o caso, por parte da Comissão da Concorrência indiana.
Durante a visita de Jeff Bezos à Índia, estavam previstos protestos de pequenos comerciantes em 300 cidades do país. No entanto, segundo a Reuters, as manifestações revelaram-se diminutas até ao momento. O presidente da Amazon estará no país até ao próximo sábado.