As análises mais recentes sobre as vendas para o Dia das Crianças mostram um crescimento expressivo do e-commerce no Brasil. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado na segunda quinzena de outubro, as transações em lojas físicas registraram queda de 2,2% entre os dias 6 e 12 de outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o e-commerce quase dobrou o desempenho de 2023 (5,5%), com um aumento de 10,2%.
Para Eduardo Esparza, VP general manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, essa diferença de desempenho entre as vendas em canais físicos e online reflete a consolidação do e-commerce no mercado brasileiro.
“O varejo físico ainda tem um papel importante no comércio, especialmente por oferecer um contato direto com o consumidor, o que proporciona uma sensação de segurança para alguns compradores. No entanto, observamos uma mudança nos hábitos de consumo, com mais pessoas optando por fazer compras em sites e aplicativos. Isso se deve a fatores como conveniência, facilidade de comparação de preços, programas de benefícios, propagandas personalizadas, entre outros fatores”, afirma o executivo.
Setores em destaque
Os dados de 2024 também revelam mudanças entre os itens mais vendidos. O segmento de livros e papelaria liderou o crescimento, com alta de 8,9% em relação ao ano passado, uma novidade em comparação aos anos anteriores.
No segmento de brinquedos, que são itens tradicionais no período, houve um crescimento de 6,1%, revertendo a queda de 4,7% registrada em 2023. Entre outros destaques de expansão estão recreação e lazer (5,1%) e turismo e transporte (2,6%).
“Entender o desejo dos consumidores, acompanhar tendências e analisar o histórico de anos anteriores são estratégias essenciais para os varejistas continuarem crescendo em um mercado tão dinâmico. Neste cenário, aqueles que adotam abordagens como o retail media e programas de benefícios se destacam por atrair mais clientes, agregar valor ao relacionamento com o consumidor e possibilitar um melhor planejamento para o futuro”, comenta Esparza.
Perspectivas até o fim do ano
Com a Black Friday e as compras de fim de ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$ 204 bilhões para e-commerce brasileiro, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Para 2025, as perspectivas são ainda mais otimistas, com previsão de atingir R$ 224,7 bilhões.
“O Brasil se destaca globalmente no e-commerce, com um dos maiores investimentos em publicidade digital, principalmente em retail media, conforme relatório Latin America Retail Media Trends 2024, da Emarketer. Isso evidencia o vasto potencial para os varejistas expandirem suas oportunidades de negócios”, finaliza Esparza.