O IBEVAR apresentou recentemente um estudo sobre os principais produtos mais procurados para o Dia das Mães. De acordo com a pesquisa, os presentes são divididos em dois formatos: utilitários e afetivos.
Os utilitários são os itens qualificados como úteis, práticos ou funcionais. Os afetivos, por outro lado, estão relacionados aos sentimentos e as emoções. Independente do tipo de presente, o interesse em celebrar o Dia das Mães em 2023 é 16,4% maior que o registrado em 2017, período inicial da série.
Produtos mais buscados no Dia das Mães
Dentro do estudo, segundo a pesquisadora, as categorias mais buscados para presentear no Dia das Mães foram:
– Flores (27,9%);
– Microondas (9,4%);
– Jantar em restaurantes (5,6%).
Comparativo entre 2022 e 2023
Essas categorias, de acordo com o IBEVAR, foram agrupadas levando em consideração as disposições de compra para 2023 comparativamente a 2022: as promissoras, as estáveis e as não promissoras.
As promissoras apresentam crescimento: flores (27,9%), microondas (9,4%), ida a restaurantes (5,6%).
Por outro lado, as categorias estáveis registram pequena variação, muito embora no caso de 2023 todas apontando pequena queda: geladeiras (-3,1%), notebooks (-3,4%), perfumes (-3,5%), televisores (-4%).
Por fim para as categorias ditas não promissoras apontam quedas significativas: lavadoras (8,9%), canecas (11%), cafeteiras, (13%), celulares (13,3%), fogões (14,9%), bolsas (28,9%).
Moda e Beleza também estão na mira
Ainda que produtos de Moda e Beleza não tenham aparecido no estudo da IBEVAR, a OLX afirma que tais categorias são muito desejadas para a compra. Isso porque, de acordo com o marketplace, 81,3% apontaram itens de moda e beleza como opção para presentear.
Esses produtos também chamaram a atenção na pesquisa do Mercado Livre: em abril ante março deste ano, a pesquisa por blusa de lã cresceu 595%. No mesmo período, as buscas por poncho aumentaram 438%, seguidas por blusa de tricô (335%) e blazer feminino (81%).
Já em beleza e cuidados pessoais, uma tendência chama a atenção: perfume para cabelo cresceu 55% nas buscas desde o início de abril deste ano e é um dos cosméticos em destaque — seguido de paleta de maquiagem (42%), batom matte (40%) e perfume (24%).
Comentários