O dia das mães é uma das datas mais importantes para o e-commerce, sendo uma comemoração que movimenta bastante o varejo no geral. No ano passado, o segundo domingo de maio já mostrava grandes resultados depois de um período de incertezas por conta da pandemia e seus desdobramentos.
Em 2022, o dia das mães chegou a um crescimento de 18% comparado a performance de 2021 e um resultado geral de aumento que variou de 3% a 5%.
A Voxus, AdTech de mídia programática especializada em smart display de performance e awareness, realizou uma análise sobre a data, levantando os principais insights sobre o dia das mães. De acordo com os dados internos da empresa, a expectativa para o ano de 2023 no dia das mães é extremamente alta, com uma projeção de intensificação das vendas geral no e-commerce brasileiro na semana da comemoração, de 7 a 14 de maio, chegando a um aumento de 5 a 7%.
Os especialistas da AdTech ainda apontam que, no caso de marcas e empresas que investirem em ações direcionadas para o dia das mães em 2023, o crescimento é maior, com potencial de aumento em 30%. Segundo a análise dos dados internos da Voxus, os setores de maior destaque são vestuário, saúde e beleza, com grande foco em cosméticos e eletrônicos.
Esses números mostram que o mercado está se recuperando e os consumidores voltando ao hábito de consumo que tinham antes da pandemia, conseguindo adquirir itens não essenciais sem comprometer seu orçamento.
Essa liberdade de escolha possibilita também a compra de diferentes produtos para presentes e, outro motivo que pode causar os grandes números de vendas nesse ano, é a continuidade do comportamento do consumidor brasileiro de presentear diferentes pessoas em datas comemorativas. A esperança é que esse tipo de ação ajude a alavancar as vendas e comprove essa positividade do resultado prevista pelo mercado.
Em todo caso, um outro insight sobre o consumo no dia das mães em 2023 está relacionado às compras internacionais que vem passando por grandes mudanças, pois no início deste ano, o governo apresentou uma proposta para aplicação de taxas em todos os tipos de compras feitas em países estrangeiros. Tal movimento pode desencorajar o público a recorrer a esse modelo de obtenção de produto, optando por compras nacionais frente aos artigos estrangeiros.
Diante de todas as possibilidades, a esperança é que esse ano entregue a performance geral que 2022 prometia, inclusive durante o dia das mães.
Quer saber de dicas para melhorar a performance nessa data? Confira esse conteúdo exclusivo do blog do Voxus Academy.