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Dia do Cliente: experiência é fator decisivo para 60% dos consumidores

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Estudo da Ecglobal – empresa de consumer insights da Haus – destaca que, para mais de 60% dos consumidores, a experiência de compra impacta diretamente suas decisões. A pesquisa também identificou as marcas mais lembradas, os fatores que influenciam as escolhas de compra e as categorias de produtos mais desejadas. 

O levantamento avaliou preferências e comportamentos de 926 consumidores para o Dia do Cliente – celebrado no próximo domingo (15).

Mulher de vestido vermelho segurando múltiplas sacolas de compra
Imagem: reprodução

Aproximadamente metade dos entrevistados (48%) afirmou que planeja com antecedência as ofertas do Dia do Cliente, e 28% ajustam seu orçamento especificamente para essa data. Para atrair esses consumidores, as marcas podem investir em ferramentas como listas de desejos e calculadoras de orçamento, simplificando o planejamento das compras. 

Categorias e lembrança de marca

Segundo dados da pesquisa, as categorias de produtos mais procuradas para a data incluem: roupas (53%), eletrônicos e tecnologia (45%), alimentos e bebidas (40%), sapatos (36%) e serviços de beleza e cuidados pessoais (36%). 

Produtos para o corpo (35%), cabelo (34%) e acessórios (34%) também aparecem entre os itens mais desejados. Acessórios são os preferidos de 53% dos jovens de 18 a 24 anos, enquanto serviços de beleza têm 24 pontos percentuais a mais entre mulheres do que homens. 

Entre o público masculino, eletrônicos e tecnologia lideram com 15 pontos percentuais a mais.

Com relação à lembrança de marca, a Americanas lidera o top of mind com 12% e em segundo lugar aparece Samsung e Amazon, ambas com 9%. Shopee e Mercado Livre aparecem logo depois, com 6% cada.

Vale ficar de olho na experiência

Para 66% dos clientes, uma experiência positiva aumenta a propensão a comprar; enquanto para 14% dos usuários uma experiência negativa reduz suas chances de consumir. 

Para reverter esse quadro é essencial que as marcas ofereçam experiências exclusivas – como acesso antecipado a novos produtos, convites para eventos e amostras grátis –  visando estreitar o relacionamento com o cliente.

Adriana Rocha, CEO e fundadora da Ecglobal, declara: “uma experiência de compra positiva é fundamental para garantir a fidelidade e o engajamento, com a personalização das ofertas e o planejamento antecipado se destacando como diferenciais competitivos”.

Além disso, é relevante destacar que 82% dos entrevistados aproveitam as promoções da data para experimentar novas marcas ou produtos. Entre  jovens de 18 a 24 anos, o percentual chega a 96%, evidenciando uma maior abertura para novidades.

“O Dia do Cliente oferece uma oportunidade valiosa para as empresas se conectarem com seus públicos. A transparência nas promoções e o uso estratégico das redes sociais são elementos-chave para fortalecer o relacionamento com os consumidores”, finaliza a CEO.