Segundo relatório da Neotrust, o último evento do Dia do Consumidor foi o que menos favoreceu as vendas no e-commerce quando comparado aos dois anos anteriores. Em pedidos, por exemplo, 2022 registrou 17 milhões entre os dias 1 e 15 de março. Já em 2023, esse número caiu para 13,8 milhões, representando uma queda de 19,1%.
A mesma retração ocorre quando se compara o faturamento do Dia do Consumidor desse ano com o ano passado. Em 2022, o e-commerce faturou 7,7 bilhões no período, enquanto em 2023 o valor ficou em 6,7 bi — queda de 12,9%. Confira na imagem abaixo como ficou a variação de pedidos por categoria durante os períodos:
Queda também ocorreu em relação aos fretes
Por fim, o levantamento comparou as diferenças ocorridas em relação aos fretes disponíveis no e-commerce. A escolha pelo frete grátis, por exemplo, foi aplicada por 61,7% dos consumidores online, uma queda de 2,6 pontos percentuais (visto que em 2022 esse dado foi 64,3% entre os dias 1 e 15 de março).
O mesmo ocorreu com o frete médio: em 2022, o valor dessa opção registrado ao fim do evento ficou em 31,1% das entregas. Este ano, no entanto, a adoção foi de apenas 27,2%, uma queda de 12,3% quando comparado. Acompanhe a seguir os comparativos dos fretes mês a mês no Dia do Consumidor: