O Dia do Consumidor começou, e como esperado, já está movimentando as compras on-line dos brasileiros. A pesquisa feita pela YouGov já analisou alguns dados do comportamento de compra no começo do mês de março e revelou que os produtos e serviços financeiros, como empréstimos e seguros, até então são os mais comprados pelos canais digitais (59,1%), e quase metade (42,5%) das pessoas pesquisadas também estão comprando passagens e hospedagens para viajar.
Em seguida, aparecem as roupas e calçados, com 34,2% dos entrevistados afirmando comprar tudo ou uma grande quantidade de itens deste segmento. Na sequência estão os produtos de beleza e saúde (24,8%).
A pesquisa também apontou que as ofertas em redes sociais são boas para atrair os clientes, tanto os que preferem o e-commerce, quanto o público em geral. No entanto, 40,8% dos compradores do on-line disseram que, fizeram uma compra após ver um anúncio, um número estatisticamente mais do que 36,7% da população em geral.
O que também se aplica a outros tipos de comunicação analisados pelo Profiles, como os e-mails marketing e os anúncios em revistas e jornais. Mas existem exceções, como afirmou David Eastman, diretor-geral da YouGov no Brasil, “as únicas exceções são as campanhas de TV (que são estatisticamente menos eficazes entre os fãs do comércio eletrônico no Brasil) e os outdoors (que são estatisticamente idênticos entre esse grupo e o público).”
Brasileiros que preferem o e-commerce ainda compram no físico
Quatro em cada 10 brasileiros que preferem comprar pelo comércio eletrônico disseram que vão às lojas físicas ver o que está disponível antes de decidir a compra. Os dados informam que a prática é estatisticamente mais frequente do que o consumidor médio. O que indica a importância do omnichannel, pois, mesmo os brasileiros que optam por comprar e pesquisar nos canais digitais ainda recorrem às opções físicas.
Além disso, os dados também mostraram que um quarto dos brasileiros também disseram ter feito um pedido on-line e retirado em uma loja física (por meio do “clique e retire“), enquanto um número aproximado de consumidores afirmaram ter visto um item em uma loja física e depois ter comprado on-line. Também, um quinto dos que preferem o comércio eletrônico, afirmaram o uso do aplicativo dentro da para finalizar a compra.