Uma pesquisa realizada pela Neotrust e o E-Commerce Brasil mostrou que, nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, o faturamento do e-commerce brasileiro já registrou um aumento de 8,4% em relação às duas semanas imediatamente anteriores — trata-se de um acréscimo de R$ 834,4 milhões.
Ao levar em conta os números do primeiro trimestre de 2024, o faturamento do varejo online no Brasil cresceu 12,7% quando comparado a 2023 — o maior avanço anual desde 2022. Ao verificar os dados de janeiro a março de 2024, a previsão das vendas para o Dia dos Namorados pode chegar aos R$7,08 bilhões.
Os preferidos do Dia dos Namorados
Os produtos mais desejados para as compras na data foram os eletroportáteis. Segundo o estudo, eles registraram um crescimento de 41,9% em seu faturamento nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados — os principais responsáveis pelo aumento foram cafeteiras e fritadeiras elétricas.
Smartphones e outros eletrônicos também tiveram um bom desempenho, com crescimentos de 34,8% e 26,2%, respectivamente, em seus faturamentos no período.
Mudança de preços
Um outro estudo (ECBR Insights, realizado pelo E-Commerce Brasil, em parceria com a WebPrice) avaliou as alterações nos preços dos produtos nos e-commerces com a chegada do Dia dos Namorados. Uma caixa de som da marca JBL (modelo de entrada), por exemplo, tinha o valor de R$249 em 1° de maio. No dia 9 de maio, o produto custava em média R$217,89 — redução de 12,49%.
Na categoria de smartphones, o Motorola Moto G53 da linha Xt2335, com 128 GB, era vendido por R$1.449,00 em 1° de maio. No dia 9 de maio, o preço já estava em R$899,00, uma redução de 37,96%. Um Iphone 14 Pro Max, com 128 GB, entretantom, manteve o mesmo valor (R$7.799,00) no período.
“Esses são apenas alguns exemplos da elasticidade dos preços de duas categorias importantes apontadas como potenciais compras para o Dia dos Namorados de 2024. Vê-se, claramente, que existem produtos com variações de preços acentuadas que podem modificar e direcionar as escolhas dos consumidores na hora de decidir o presente”, afirma Samuel Gonsales, diretor comercial do E-Commerce Brasil.
Venda do Dia dos Namorados nos Shoppings
A Pesquisa de Expectativas de Vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta uma estimativa de crescimento de 4,2% em relação a 2023. A estimativa é que o setor movimente cerca de R$ 4,4 bilhões no período de 6 a 12 de junho.
O levantamento foi realizado com os shoppings entre os dias 21 a 28 de maio de 2024. Segundo os dados coletados, 81% dos shoppings participantes da pesquisa demonstraram otimismo em relação ao desempenho esperado para o período.
Ticket médio
A perspectiva é que em 2024 o ticket médio seja de R$ 220,49, o que representa um aumento de 3,7% em relação ao Dia dos Namorados de 2023. Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa para o público feminino, encontram-se:
- Perfumaria e Cosméticos (87%);
- Joalheria (77%);
- Vestuário (73%);
- Chocolates e Doces (71%);
- Calçados (69%);
- e Bolsas e Acessórios (65%).
Já entre o público masculino, os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa são:
- Calçados (65%);
- Perfumaria e Cosméticos (65%);
- Vestuário (65%);
- Artigos Esportivos (63%);
- Relógios e Acessórios (59%);
- e Bebidas (30%).
Visitantes no Dia dos Namorados
Para 68% dos respondentes, o fluxo de visitantes será superior em relação ao de 2023. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será em média de 4,1%.