Considerada a melhor data do setor, vendas crescem em média 30% entre maio e junho
O Dia dos Namorados bate à porta e a expectativa é que o mercado de produtos sensuais venda até 30% a mais que nos outros períodos do ano. Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Diligentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a data deve movimentar R$23 bilhões no comércio, com cerca de 59% dos brasileiros indo às compras e com ticket médio de R$238.
Os indicadores Google Trends já mostram a mudança no cenário de consumo. Na plataforma as pesquisas “dicas de presentes para o Dia dos Namorados” teve crescimento de 70% na primeira semana de junho, “lugares para ir no Dia dos Namorados” cresceu 60% e “presentes para homens no Dia dos Namorados” também teve aumento de 60% na procura.
Paulo Aredes, CEO da A Sós, maior empresa da América Latina de saúde e bem-estar íntimos, e palestrante em diversos eventos do E-Commerce Brasil, comenta que a empresa já teve um crescimento de 26% nas vendas no mês de maio.
“O Dia dos Namorados é como se fosse o “Natal” do setor de saúde e bem estar íntimos”
Paulo Aredes, CEO da A SÓS
Os indicadores da pesquisa da CNDL e SPC Brasil também levantaram que 57% das pessoas que pretendem presentear na data vão comprar presentes em lojas físicas. A empresária e consultora da A Sós, Ana Amélia Diniz, anualmente comemora os resultados do período. Com loja localizada no bairro Caiçaras, em Belo Horizonte, a Amélia Intimates, os produtos mais procurados na época são os conjuntos de lingeries sensuais, o Kit de Calcinha Tailandesa e o excitante Loveshock, feito com extrato de Jambu, que causa uma leve vibração onde aplicado. “No comparativo entre maio e junho, já tivemos aumento de 20% na receita e no comparativo com o ano passado, crescemos em média 12%”, conta a empresária.
Já o e-commerce brasileiro tem uma projeção otimista para este Dia dos Namorados e se prepara para crescimento significativo nas vendas online, tendo em vista que 33% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a parceria em lojas virtuais, de acordo com dados apresentados na pesquisa da CNDL e SPC Brasil.
O publicitário e empresário Wallace Emrich fundou seu próprio e-commerce no setor de saúde e bem-estar íntimos em 2017, o Vibra Comigo, e desde então vê o crescimento e progressão do mercado erótico ao longo dos anos. De acordo com ele, os produtos que mais vendem no site sempre são os vibradores. “Para esse ano, nossa aposta é o Magic Rabbit, da atriz Ingrid Guimarães. No ano passado, o Dona Rabbit ganhou”.
Wallace Emrich comenta também que, próximo a data dos namorados, o número de pedidos chega a crescer 50%, quando comparado aos meses anteriores.
“O crescimento começa a acontecer no final de maio e vai até o dia 10 de junho mais ou menos. Depois, no dia 12, temos os atrasados, que precisam comprar e retirar na hora, por isso é importante garantir o estoque”
Wallace Emrich
Com sede no Rio de Janeiro, o e-commerce também oferece opções extras para moradores da “cidade maravilhosa”, com retirada agendada ou entrega via motoboy. “Quando comparo primeiro de janeiro até o dia 4 de junho de 2024, com o mesmo período de 2023, os pedidos cresceram 11% e o faturamento 27%, conclui.