No início de junho, o dia dos namorados chega para movimentar as vendas do varejo tanto físico quanto digital. Segundo dados da ABComm, as expectativas de faturamento ficam na casa de R$ 7,5 bilhões, um aumento de 3% quando comparado a 2023 — que apresentou um faturamento de R$ 7,24 bilhões.
Conhecido também como San Valentim, o dia traz oportunidades de vendas, novas promoções e construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Alguns cuidados especiais são necessários ao considerar a delicadeza dos produtos a serem entregues.
Para além de garantir que o produto seja recebido de maneira íntegra e com qualidade, as marcas precisam estabelecer um planejamento que permita a entrega no tempo correto e a tempo das comemorações da data.
Em 2023, os consumidores gastaram uma média de R$ 469,83; já para 2024 há uma possível queda nos gastos atingindo o ticket médio de R$ 468,47, de acordo com a ABComm. Porém, a previsão para o número de pedidos segue alta, com perspectivas para 16 milhões – crescendo 5% na quantidade de 2023.
Anderson Gonçalves, gerente de novos canais de vendas da Cacau Show, explica a relevância de estar preparado para a data: “observamos um fortalecimento do segmento digital e da importância desta data comemorativa. Diferentemente de outros períodos sazonais, o dia dos namorados tende a gerar um volume maior de vendas muito próximo da data”.
Para se destacar
Para além dos dados e expectativas, as marcas devem investir nas estratégias de vendas e no planejamento. Gonçalves ainda comenta que “no ano passado, observamos um aumento significativo nas compras de última hora, o que impulsionou os canais de delivery; esse comportamento provavelmente foi influenciado pelo fato de que a data caiu numa segunda-feira, afetando a dinâmica das compras”.
Algumas das ações que as empresas podem investir devem ser focadas no fortalecimento do relacionamento com o cliente, promoções exclusivas, ações de fidelização – combos ou pacotes específicos para a data – detalha Fernando Moulin, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente.
“Existe uma estratégia interessante que as empresas podem usar que é realmente trabalhar para diferenciar, fugir do investimento em mar aberto, porque isso está muito caro. O principal ponto é estar preparado para atender o cliente em todos os canais”, completa o professor.
O sucesso do e-commerce
No universo do e-commerce, segundo Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, e Thiago Amarante, CEO da Suri, alguns detalhes são essenciais para o sucesso das vendas:
- Segmentação do público alvo;
- Campanhas de comunicação prévias;
- Comunicação personalizada;
- Promoções exclusivas;
- Navegação simples e clara na loja online;
- Diferentes métodos de pagamento;
- Checkout transparente.
Reafirmando sua popularidade, aproximadamente 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear alguém, afirma a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre os clientes, as categorias mais populares, em 2023, foram: celulares e smartphones (+29%), bolsas e mochilas (+21%), entretenimento (+13%), mídia (+9%).
Finalizando, o gerente de novos canais da Cacau Show, resume: “o negócio necessita de preparação para entregas rápidas e trabalhar esse relacionamento com o cliente. É uma data muito importante, porque é a última data forte do primeiro semestre para os varejistas”.