Logo E-Commerce Brasil

Dia dos Namorados: tentativas de fraude diminuem mesmo com aumento nas vendas online

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Durante o Dia dos Namorados de 2022, a Konduto, vertical de antifraude para pagamentos online da empresa de inteligência analítica Boa Vista, verificou que 3,24% dos pedidos de compra processados foram tentativas de fraude barradas pelo seu sistema. A taxa apresenta uma queda de cinco pontos percentuais (5 p.p.) em relação ao ano anterior, quando 8,13% do total de compras eram fraudes e foram bloqueadas.

Segundo Tom Canabarro, diretor da vertical de antifraudes da Boa Vista, neste último Dia dos Namorados foram evitados R$ 588 milhões em prejuízo, enquanto na mesma data em 2021 foram evitados R$ 403 milhões. O montante, no entanto, é proporcionalmente menor ao do ano passado, uma vez que os pedidos de compra analisados aumentaram em 43%.

A faixa de horário das 13h às 18h foi a que registrou o maior número de tentativas de fraudes, 38%, durante o fim de semana do Dia dos Namorados neste ano. O período também foi responsável por 34% das vendas. Em 2021, foram registradas nesta faixa de horário cerca de 33% dos pedidos e 33% das tentativas de fraude.

Leia também: Dia dos Namorados registra crescimento de 17,5% em fraudes, aponta ClearSale