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Dia dos Pais: 45% dos consumidores devem gastar menos em 2024 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Marcado para dia 11 de agosto, o dia dos pais de 2024 tem previsões para crescer 4,7% em volume de vendas na comparação com 2023; a data deve alcançar R$ 7,7 bilhões, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Mulher mexendo em tablet em cima de mesa de madeira rodeada de presentes de diferentes tamanhos e cores
Imagem: reprodução

Para a data deste ano, 79% dos consumidores planejam comprar os presentes com alguns dias ou até semanas de antecedência, detalha estudo “Mega Sales Days – Dia dos Pais” encomendado pela Meta – a pesquisa considerou mais de mil clientes brasileiros. 

Além disso, estudo da Hibou destaca que para 27% da população a data é puramente parte do calendário comercial; porém, somente 2 em cada 10 brasileiros não vão comemorar a data – apenas 5% não comemoram o dia das mães em 2024. A organização explica que 24% aproveitam o dia para agradecer e reconhecer o papel dos pais.

Produtos preferidos

Ainda de acordo com o levantamento da Meta, os kits de presentes e as roupas aparecem como os itens mais procurados pelos usuários. Para Bruna Guinami, head de agência e sucesso na Uappi, isso significa uma oportunidade para as marcas montarem opções prontas e conjuntos de itens para venda, “o estudo afirma que 64% dos entrevistados gostariam de presentear os pais com kits”.

Os produtos de destaque para a data são: 

  • Roupas e acessórios (58%);
  • Perfumes (37%);
  • Roupa, calçados e acessórios esportivos (25%); e 
  • Eletrônicos (11%).  

Ademais, a pesquisa da Hibou – com mais de mais de 1.241 brasileiros – mapeou que alimentos e bebidas são boas opções de presentes para quase ⅔ dos entrevistados, uma média de 72%. Para a empresa isso reflete uma busca por escolhas mais práticas e utilitárias. 

Guinami explica que as marcas precisam estar preparadas para atender as demandas dos clientes: “temos números relevantes que dizem que 59% dos consumidores gostariam de usar o celular para fazer as compras de Dia dos Pais”.

No estudo da Hibou os produtos em alta são similares aos mapeados pela Meta: roupas (67%), calçados (39%) e perfumes (25%). Um ponto de atenção fica para os destinatários dos presentes, 48% planejam presentear os pais, 31% vão às compras para seus maridos e somente 7% devem comprar presentes para seus filhos que já são pais.

“Mais de 40% dos consumidores afirmaram que pagariam mais para que suas compras  fossem entregues em até 24h. Essa é uma oportunidade para empresas firmarem parcerias com centros logísticos”, esclarece a executiva.

Compras no e-commerce

Dentro do universo das compras online, os anúncios direcionados são um ponto de atenção tanto para os consumidores quanto para as marcas. A pesquisa da Hibou detalha que mais da metade das pessoas que compraram presentes para o dia dos pais se lembram de verem anúncios publicitários antes da compra. 

Expressando preocupação com os preços, 34% utilizam sites de rastreio e monitoramento de preço, 27% seguem perfis de promoção no Instagram e 12% acompanham resenhas e avaliações de criadores de conteúdo.

O cenário econômico levou 45% dos entrevistados a declararem que pretendem gastar menos em 2024 no comparativo com os anos anteriores: 

  • 67% planejam gastar até R$ 250;
  • 23% preveem gastos entre R$ 250 e R$ 500;
  • Apenas 10% pretendem gastar mais de R$ 500.