No primeiro semestre de 2022, o varejo digital registrou mais de R$ 2,9 bilhões, número que indica um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale. No Dia dos Pais, um novo levantamento da organização, apontou R$ 215 milhões em tentativas de fraude evitadas.
Os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período analisado foi de 01 a 14 de agosto, e foram cerca de 180 mil tentativas de fraude em 2022, contra 269 mil no ano anterior, o levantamento considerou apenas pedidos pagos com cartão de crédito. Em relação ao número de pedidos, houve um aumento de 0,3% em comparação a 2021.
“A tendência é que cada vez mais ocorra um aumento no número de tentativas de fraudes devido ao comportamento do consumidor, que está ficando mais vulnerável diante de tantos modelos de golpes e ao maior acesso às novas tecnologias. Por outro lado, as ações de combate aos golpes e a efetividade das ferramentas utilizadas pelas empresas demonstraram eficácia, o que é positivo, visto que os consumidores tendem a ficar mais vulneráveis em datas comemorativas”, aponta Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale.
Os produtos com maiores índices
As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas no Dia dos Pais foram: Celular (4,6%), Eletrônicos (3,8%), Ar-Condicionado (3,7%), Ferramentas (3,7%) e Acessórios (3,2%). Em 2021, a lista foi composta por: Eletrônicos (10,4%), Acessórios (9,3%), Celular (9,3%), Bebidas (7%) e Ar-Condicionado (6,6%).
Por dentro do Mercado Financeiro e Telecomunicações
Os mercados financeiro e de telecomunicações também foram analisados. O Mapa da Fraude apontou 527 mil tentativas no primeiro semestre deste ano. No Dia dos Pais, as transações financeiras registraram 36 mil tentativas de fraude. O mercado de Telecomunicações registrou 16 mil tentativas de fraudes e as Vendas Diretas apresentaram 4 mil.
Leia também: ClearSale leva Luiz Pacete como mediador de painel no Fórum ECBR