Logo E-Commerce Brasil

Como boas fotos do seu produto podem aumentar a sua conversão

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Nesse momento de transformação, no qual grande parte das compras físicas passaram a ser realizadas online, a fotografia pode ser o diferencial de maior relevância na hora de atrair o consumidor final.

Em 2018, a empresa americana Square divulgou um estudo realizado com consumidores que compram em média uma vez por mês no e-commerce. De acordo com eles, 75% dos clientes consideram que as imagens dos produtos influenciam no momento da decisão de compra.

No atual contexto, grande parte das compras em lojas físicas veio para o universo online. Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) afirmam que 61% dos consumidores aumentaram seu consumo no e-commerce.

Para esse público, acostumado em ter o produto em mãos na hora de decidir sua compra, uma foto de qualidade faz toda a diferença. E uma produção mais especial, que destaque as qualidades de um produto, tem o poder de encantar o cliente e despertar o desejo de compra.

Aplicar algumas técnicas na hora de fotografar ajudam a ter um anúncio de qualidade em seu e-commerce. A BCreative Content, agência de conteúdo para e-commerce da B2W Digital, preparou algumas dicas para ajudar você nessa etapa.

Prepare o produto para as fotos

Antes de começar a sessão de fotos, é muito importante seguir alguns procedimentos básicos para o melhor resultado. Como a limpeza, para retirada de poeira e manchas do produto. Isso, além de deixá-lo mais bonito, posteriormente, facilitará o tratamento das imagens. A equipe de especialistas da BCreative Content reforça que todos os tipos de produtos exigem cuidado e até mesmo uma preparação para sair bem na foto.

Os produtos de camurça, geralmente, necessitam de uma fita adesiva para retirar os pelinhos que ficam grudados na superfície. Além disso, alguns produtos merecem uma atenção especial para ficarem melhor estruturados na hora do da sessão de fotos. Bolsas, por exemplo, são preenchidas com plástico bolha; para itens de metal ou materiais que manchem no manuseio, usar uma luva de tecido evita marcas de dedos.

Escolha a iluminação ideal

Quando o assunto é fotografia, a peça-chave é a iluminação. Os flashes e acessórios como hazy, snoot e refletores parabólicos utilizados em estúdios são os ideais, pois possibilitam maior controle sobre a luz, mas não tê-los à sua disposição não impede uma boa foto. Lâmpadas brancas ou até mesmo a luz natural, vinda da janela, também trazem bons resultados.

Para que a iluminação fique ideal, o segredo é observar o seu posicionamento e distância do produto em relação à câmera. Dessa forma, sombras indesejadas não irão aparecer e o volume e textura dos produtos ficarão corretos. Atentar-se ao cenário também é importante. O formato mais comum e ideal é o de fundo infinito branco, que garante foco total no produto.

Crie padrões

Quando se trata de fotos de produtos para e-commerce, quanto mais detalhes forem mostrados, melhor será a visualização dos potenciais clientes. Por isso, determinar um padrão de poses que destaque cada aspecto do produto é muito importante.

Defina com antecedência a quantidade de fotos e qual será a primeira imagem. Faça fotos aproximadas de detalhes do material, como costura ou botões e siga isso em todos os produtos do mesmo modelo.
Esses passos deixarão a sua vitrine muito mais harmoniosa, atrativa e de fácil visualização para o consumidor.

Escolha os melhores ângulos

Com o produto em mãos, estude-o. Veja em que posição ele fica melhor e mais valorizado, levando em consideração volume, formato, cores e outras características.

No caso de um produto com mais volume, por exemplo, tirar fotos de frente, talvez, não seja o ideal. Um simples ângulo de 45°, para que o consumidor tenha noção exatamente de como é o produto, fará toda diferença — além da imagem ficar muito mais bonita. Então, tire várias fotos e analise o melhor ângulo.

Considere ambientações

Outros produtos podem exigir uma foto ainda mais encantadora para despertarem o desejo de compra, demonstrando sua usabilidade e aplicações.

No caso de jogos de cama, mesa ou banho, por exemplo, um cenário de aplicação pode tornar a estampa muito mais atrativa e suas dimensões muito mais visíveis, além de possibilitar ao consumidor imaginar aquele produto em seu próprio lar. Com eletro portáteis, a diferença pode ficar a cargo de demonstrar suas peças, uso ou alimentos que podem ser preparados.

Nesses casos, o olhar de um profissional pode fazer toda a diferença na hora de captar o melhor do seu produto e apresentá-lo online. Um investimento para suas vendas serem mais assertivas e, claro, lucrativas.

Pronto! Agora, com essas dicas, você já pode tirar fotos incríveis e atrativas dos seus produtos. Lembre-se que se atentar aos detalhes pode fazer toda diferença na hora de cativar o cliente e aumentar a sua conversão.

E se você ainda assim achar que precisa de uma ajuda profissional, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar você e o seu negócio.

Leia também: Cartões por aproximação são alternativas para evitar Covid-19.