Seja pela vantagem da rápida comunicação ou comodidade de fazer quase tudo no mesmo ambiente digital, a compra em plataformas de conversa é uma realidade. De acordo com pesquisa da Elife, 80,5% das pessoas aderiram ao modelo de consumo e enxergam um lado positivo nesse tipo de e-commerce.
Entre os players citados, destaque para WhatsApp e Instagram, que a cada atualização recebem mais o aspecto de plataformas com experiência fluida. Navegar pela mídia social, conversar e agora, comprar, constituem a jornada do usuário/cliente.
Mais popular entre membros da Geração Z, entre 21 e 25 anos, além de sobressair-se com as mulheres, o “conversational commerce” está entre os principais canais de compra.
O levantamento aponta que 28,1% dos respondentes colocam comunicadores no top 3 de modais de compra online. Além disso, em 5,1% dos casos, é o canal mais usado de forma geral.
“Pra 53%, a vantagem das plataformas de conversa é a possibilidade de diálogo. Esta é uma peculiaridade interessante, porque poder falar com o atendente indica a busca por um e-commerce menos autônomo e um pouco mais parecido com uma compra tradicional, com o suporte de um especialista no processo”, afirma Breno Soutto, head de Insights do Grupo Elife.
Apesar de aparecer dentro do universo das compras, o consumo continua com plataformas tradicionais do setor. Entre os destaques, o estudo citou Shopee e iFood, usados por 70,6% dos entrevistados.
Ao todo, cerca de 900 pessoas foram consultadas para o levantamento da Elife.