O número de acessos dos principais e-commerce no Brasil registrou uma queda de 7% em um ano, de acordo com dados da consultoria Similarweb, analisados pelo BTG Pactual e referentes ao mês de outubro. Apesar disso, a redução não foi homogênea: alguns sites conseguiram aumentar sua participação de mercado, mesmo em um cenário de tráfego reduzido, conforme aponta o relatório.
A análise do BTG abrangeu 19 e-commerces, organizados em sete grupos empresariais — como Netshoes e Magazine Luiza, que pertencem ao mesmo grupo.
Entre os destaques, a Shopee foi a maior beneficiada, aumentando sua participação no volume de visitantes de 9,9% para 17,2% em um ano.
Mercado Livre e Amazon também apresentaram crescimento, passando de 30,7% para 32,2% e de 23,8% para 25,6%, respectivamente.
Em contrapartida, grupos como Magalu (de 19,2% para 14,7%), Americanas (de 4,3% para 2,8%), Casas Bahia (de 6,9% para 5,1%) e AliExpress (de 5,2% para 2,5%) registraram retração no mesmo período.
No total, os sites analisados somaram 761,4 milhões de visitas em outubro, uma queda em relação aos 818,1 milhões registrados no mesmo mês do ano anterior. É importante destacar que os dados não incluem acessos realizados por meio de aplicativos dos e-commerces.