As vendas totais registradas no Brasil para o e-commerce chegou a R$ 40 bilhões no 1º trimestre de 2023, com retração de 4,3% frente ao período anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
O consumo online representa, hoje, mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo o estudo da ABComm. O crescimento esperado para os próximos meses é mais otimista, principalmente no segundo semestre. Para 2023 como um todo, a previsão do levantamento é que o faturamento seja de R$ 172 bilhões. Apesar disso, o crescimento do e-commerce é tímido – 1,5%.
Para Mauricio Salvador, presidente da associação, o baixo crescimento nas vendas nos primeiros meses do ano se deve a um conjunto de fatores, como a incerteza em relação à economia, incluindo a aprovação de pacotes fiscais e outros temas que impactam o segmento.
“A redução no faturamento de empresas que enfrentaram problemas no balanço, a questão fiscal que afetou companhias estrangeiras e a manutenção dos juros que prejudicou as vendas a prazo são alguns dos motivos por trás dessa queda. Apesar dos desafios, acreditamos que haverá recuperação nos próximos meses”, explica o executivo.