Logo E-Commerce Brasil

E-commerce brasileiro registra expansão de 86% em fevereiro, aponta Mastercard SpendingPulse

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As vendas do e-commerce no Brasil cresceram 86% em fevereiro deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2020, segundo o Mastercard SpendingPulse.

Os setores que mais cresceram foram eletroeletrônicos, com alta de 131%, móveis (90,5%) e farmácias (75,3%). Por outro lado, as vendas de Hobby & Livraria tiveram queda acumulada de 28,6%.

Para Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil, a expansão do e-commerce está diretamente relacionada às mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia: “Em fevereiro de 2021, vimos a expansão contínua do e-commerce como um dos principais canais de vendas no país, principalmente devido ao cenário pandêmico em que novas restrições estão sendo aplicadas para impedir o avanço da Covid-19 no Brasil. Os números indicam que os consumidores já estão familiarizados com esta nova realidade das compras digitais”, diz.

Varejo em lojas físicas

Segundo o levantamento, no mesmo período, as vendas no varejo brasileiro em lojas físicas tiveram uma queda de 6,1%, excluindo os setores automotivo, materiais de construção, restaurantes e móveis para o lar.

Já as vendas totais do varejo, em termos regionais, tiveram baixa: Norte (-2,1%), Centro-Oeste (-6%) e o Sudeste (-4,6%) superaram o restante do país, enquanto o Nordeste (-8,9%) e o Sul (-10,6%) tiveram desempenho inferior no crescimento das vendas.

Leia também: Vendas do e-commerce cresceram 41% em 2020, melhor desempenho desde 2007, diz Ebit|Nielsen