O terceiro episódio do Ecommerce Cast contou com Eduardo Galanternick, vice-presidente de Negócios do Magazine Luiza. Junto com os apresentadores Rodrigo Nasser, sócio-fundador da Aster Capital, e Daniel Nepomuceno, diretor de E-commerce do Tenda Atacado, o executivo compartilhou sua trajetória no setor e as transformações que o e-commerce passou ao longo dos anos.
“A história do e-commerce pode ser dividida em fases significativas, começando nos anos 2000 com a criação de pioneiros como Submarino e Americanas.com. A outra fase inclui a entrada de grandes varejistas no mercado digital entre 2007 e 2010, quando empresas como Casas Bahia e Carrefour começaram a desenvolver suas operações online”, começa.
Para o executivo, hoje, vivemos a era dos marketplaces. “Verticais de nicho se tornaram plataformas que conectam diversos vendedores. Por isso e outros motivos, o modelo de marketplace mudou a dinâmica do comércio, permitindo que pequenos e grandes vendedores operem juntos em um ambiente digital. A diferença entre um marketplace e um e-commerce tradicional é que no primeiro você cria regras e sistemas de incentivos, enquanto no segundo há uma cadeia de comando clara”, diz.
Galanternick é responsável por diversas frentes no Magalu, incluindo Marketplace e Marketing. Um dos assuntos abordados por ele na conversa foi que, a partir de agora, ela opera com duas unidades de negócio: uma para a plataforma digital e outra para as lojas físicas.
Por fim, o diretor também falou em qualidade na prestação de serviços e uma oferta competitiva como fatores para sucesso dos sellers na plataforma.
O que é o Ecommerce Cast?
O Ecommerce Cast é um podcast dedicado a profissionais e interessados no universo do comércio eletrônico, promovido pela equipe do E-Commerce Brasil. Este programa tem como objetivo principal trazer informações relevantes sobre as tendências do mercado, estratégias e atualizações sobre o setor, além dos insights dos especialistas e líderes do setor participantes.
Com variedade, o programa abordada temas pertinentes para o profissional do e-commerce, indo de cases até inovações, promovendo a troca de experiências do entrevistado com os apresentadores. O formato visa, justamente, fomentar um espaço acessível de discussões e conteúdo.
Além disso, o podcast busca criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os ouvintes se sentem parte de uma comunidade engajada em aprimorar habilidades e conhecimentos no comércio eletrônico.
Assista aos episódios completos do Ecommerce Cast e de outros programas pelo Youtube ou ouça no Spotify.