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E-commerce: Clickbus atinge 2,5 milhões em vendas de passagens

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A plataforma de vendas online de passagens de ônibus ClickBus conquistou no mês de junho deste ano a marca de 2,5 milhões de passagens vendidas. Perto de meio milhão de clientes foram conquistados em menos de seis meses, desde janeiro deste ano.

De acordo com a Clickbus, a expectativa é que este ano a empresa ultrapasse os 3 milhões de passagens vendidas no modelo de e-commerce. Várias iniciativas como o lançamento da campanha de TV com empresas de ônibus, aumento de portfólio e quiosques exclusivos nas rodoviárias contribuíram para esse resultado.

“A ClickBus contribui ativamente para a modernização do setor rodoviário e aumento da penetração das vendas online desde agosto de 2013, quando a empresa foi lançada”, destaca Fernando Prado, co-CEO e founder da ClickBus.

Ele acrescenta que chegar a mais de 2 milhões e meio de passagens vendidas em menos de três anos de existência mostra que existe uma demanda pelo serviço de e-commerce com passagens de ônibus que não estava sendo atendida.

Segundo a Clickbus, as compras online ganham cada vez mais a preferência dos consumidores e se firmam como uma tendência. De 2013 para 2016, vendas online saíram de 1% de penetração em relação às vendas totais de passagens de ônibus para 4%. A expectativa é de que esta taxa chegue a 5% até o final do ano. Na ClickBus, de janeiro a junho de 2016, apesar da crise, as compras foram 150% maiores quando comparado com o mesmo período no ano passado.

A ClickBus também integrou diversas novas empresas de ônibus nos últimos seis meses, aumentando o portfólio para 75 empresas de ônibus, cobrindo 90% do território nacional e atendendo 4,5 mil destinos em todo o País e na América Latina.

Uma outra iniciativa da empresa para aumentar ainda mais a penetração online de vendas de passagens de ônibus enquanto não há e-tickets no setor são os quiosques nas rodoviárias do Tietê (SP) e Novo Rio (RJ), que permitem aos clientes retirar as passagens compradas pela internet sem ficar nas filas das empresas de ônibus.

Um levantamento realizado pela ClickBus mostrou que o passageiro que retirar a passagem no quiosque exclusivo demora menos de um minuto, cinco vezes menos tempo de quem retira nos guichês das empresas de ônibus, que pode demorar até cinco minutos. Essa diferença de tempo fica ainda maior em épocas de pico, final de semana e feriados.