Logo E-Commerce Brasil

E-commerce cresce no primeiro semestre de 2024 impulsionado por setor de alimentos

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O e-commerce no Brasil continua em forte expansão, com o setor de alimentos se destacando como um dos grandes protagonistas desse crescimento. Segundo dados da Nielsen, o faturamento do comércio eletrônico no país aumentou 18,7%, atingindo R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024. 

Dentro desse cenário, a categoria de alimentos obteve um crescimento de 18,4% no faturamento bruto, impulsionada pela crescente demanda por produtos de giro rápido (FMCG).

Variedade de alimentos em cima de mesa de madeira com vista superior da camera
Imagem: reprodução

Liza Schefer, head de marketing da Vapza Alimentos, explica: “o crescimento do mercado de alimentos se deve também a um conjunto de estratégias focadas nas tendências do setor. O investimento em parcerias com influenciadores digitais e formadores de opinião e campanhas promocionais voltadas para datas comemorativas, como Black Friday e Natal, têm como objetivo atrair e fidelizar os consumidores”.

O estudo da Nielsen apontou que as cestas de alimentos, bebidas, e perfumaria e cosméticos foram as maiores impulsionadoras do crescimento no e-commerce, representando 51% do total de pedidos. 

A satisfação do cliente, associada à experiência de compra prática e ao processo eficiente de pagamento e entrega, tem fortalecido ainda mais a confiança dos consumidores nesse canal.

“Além disso, são diversos os desafios no ambiente digital, como o aprimoramento constante da experiência de compra e a adaptação às novas demandas do mercado. Nesse contexto, é preciso estar atento às necessidades do consumidor e sempre em busca de novas formas de aprimorar a operação online”, reforça a executiva.