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E-commerce é o preferido de todas as gerações por praticidade na comparação de preços, diz estudo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Mesmo com mais uso de certas gerações e menos de outras, o e-commerce se tornou importante para o consumidor de forma geral. Prova disso é que, de acordo com estudo da Brain Inteligência Estratégica, todas elas (Z, X, Y e baby boomers) valorizam a compra online.

Os dados da pesquisa afirmam que facilidade para comparar preços (59%), variedade de produtos (37%), promoções/descontos (32%) e conveniência na entrega/retirada de produtos (31%) são pontos que jogam a favor do e-commerce no Brasil.

Conforme mostra o levantamento, entre as gerações consultadas, a Z é a que mais se conecta com o e-commerce. Esse movimento acontece, principalmente, na compra de itens de tecnologia (41%), eletrodomésticos (34%) e livros (34%).

Jornada integrada

No híbrido entre lojas físicas e e-commerce, as gerações apresentam pouco contraste no que acreditam ser o melhor deste modelo. De forma geral, cerca de 43% acredita que a reserva de produtos é o melhor serviço na jornada integrada.

Desafios

A boa relação das gerações com o e-commerce não representa falta de atrito. Na verdade, um dos principais problemas indicados pelo estudo da Brain está no processo logístico.

Se fosse para escolher somente um obstáculo, por exemplo, a maioria dos respondentes cita, justamente, problemas de entrega/retirada (22%) como o principal desafio. Em seguida, falta de informação (18%) e longos prazos de entrega (14%) completam o pódio.

Na hora de dar mais de um motivo, ou seja, múltiplas respostas, os índices ficaram da seguinte forma:

O levantamento contou com participação de 1,2 mil consumidores brasileiros e respostas coletadas entre 24 e 29 de maio deste ano.