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E-commerce é preferência de 53% dos consumidores para finalizar compras na Black Friday

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A previsão de investimento dos consumidores para a Black Friday de 2024 aponta um aumento em relação ao ano passado: 27% planejam gastar mais de R$ 1.000, conforme pesquisa da OLX. Na edição anterior, 79% dos entrevistados realizaram compras, com 25% gastando entre R$ 100 e R$ 300, em média.

Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, explica: “os números sinalizam um aumento da expectativa do consumidor em torno de promoções e bons negócios na Black Friday. Em 2023, 73% acreditavam em valores melhores na data. Neste ano, esse número subiu para 79%”.

Imagem: reprodução

Entre os consumidores que pretendem fazer compras, 82% já iniciaram algum tipo de planejamento para o evento. Além disso, 30% dos entrevistados afirmam começar a pesquisar produtos com até três meses de antecedência.

Mais da metade (52%) dos clientes instala aplicativos de marcas de interesse para acompanhar promoções. Outras estratégias incluem pesquisa de produtos (49%), monitoramento de preços (49%) e criação de uma reserva financeira (41%).

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De acordo com o levantamento, 93% dos consumidores aproveitam as promoções da Black Friday, com eletrônicos (68%), eletrodomésticos (67%) e roupas (65%) liderando as categorias mais procuradas.

Vendedores na Black Friday

O Nordeste lidera em número de vendedores na Black Friday, com 36% dos participantes, seguido pelo Sudeste (28%), Norte e Sul (21% cada) e Centro-Oeste (20%). No total, 38% dos entrevistados pretendem vender produtos durante o evento.

As categorias mais desejadas pelos compradores, como roupas (57%) e eletrônicos e celulares (50%), também figuram entre os itens mais vendidos em desapegos recentes.

“O otimismo se reflete também para aqueles que vendem itens que não usam mais para juntar uma renda extra. Dentre os entrevistados, 28% afirmam desapegar na Black Friday. Na pesquisa do ano passado eram 23%”, completa o executivo. 

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E os consumidores?

Eletrônicos são os itens mais desejados por 62% dos entrevistados, enquanto roupas (56%) e eletrodomésticos (55%) vêm em seguida. Esses dados mantêm a tendência observada no ano passado.

Os principais atrativos da Black Friday incluem a possibilidade de economizar (59%), acesso a descontos maiores (56%), promoções exclusivas (55%), frete grátis (51%) e maior variedade de produtos (50%).

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Cerca de 60% dos entrevistados consideram comprar itens usados na Black Friday, destacando-se eletrodomésticos (42%), videogames e computadores (41%), celulares (40%) e móveis (40%) como os mais desejados.

Pagamento e canais de compra

O Pix tornou-se o meio de pagamento preferido, escolhido por 78% dos consumidores, superando o cartão de crédito (71%) e invertendo a tendência de 2023.

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Sites e aplicativos são os canais mais utilizados para pesquisa de produtos, com 71% de preferência. Plataformas de classificados online e lojas físicas aparecem empatadas, com 51% cada. 

Já na finalização da compra, o e-commerce lidera com 53%, enquanto 24% optam por lojas físicas.

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