Em valor recorde, o e-commerce brasileiro atingiu faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, indicando crescimento de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões). Os dados foram levantados pela Nielsen|Ebit.
O comércio eletrônico no país, conforme mostra a instituição, alcançou estabilidade. Entre os principais motivos, a pesquisa mostra aumento de 7,9% no número de pedidos e uma queda de 7,5% do ticket médio. A “balança”, neste caso, ficou em equilíbrio.
De acordo com Marcelo Osanai, head de e-commerce da Nielsen|Ebit, a popularidade das compras online explica um cenário estável para presente e futuro.
“As pessoas realizaram mais compras, mas de itens de menor valor agregado, o que justifica a queda do ticket médio. O resultado é muito importante e consolida o e-commerce como um canal de compras muito popular entre os brasileiros. Após o boom de 2020 para 2021, com alta de 29,8%, o setor se mantém num patamar alto, com previsão de estabilidade”, explica.
Mais dados
O tráfego às plataformas de venda online no período partiu, principalmente, de sites de busca, sendo 24% do fluxo. O restante da distribuição ficou em busca direta pelo nome da loja (25%) e redes sociais (23%).
A pesquisa indicou que a maior parte das compras foram realizadas durante a semana, analisando o volume de pedidos e o faturamento.
Anteriormente, outro estudo da entidade mostrou crescimento de 2% do e-commerce no Brasil. Além disso, também foram elencadas algumas categorias que se destacaram no ano passado.