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E-commerce movimenta R$ 8 bilhões durante fim de semana da Black Friday

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Durante o final de semana da Black Friday, o e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 8 bilhões – o período analisado diz respeito a madrugada de quinta-feira (28), às 00h, e a manhã de domingo (1), às 6h59. O faturamento cresceu 11% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento de 12% no volume de pedidos, que totalizou 14,4 milhões. 

O ticket médio das compras foi de R$ 555,17, registrando uma leve redução de 0,8% em comparação com 2023. Os dados são da plataforma Hora a Hora, desenvolvida pela Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale.

Pessoa fazendo compras com cartão em computador durante black friday
Imagem: reprodução

Segundo o levantamento Hora a Hora, os produtos mais vendidos foram: eletrodomésticos (16,6%), eletrônicos (11,6%), telefonia (9,9%), moda e acessórios (7,2%) e itens de ar e ventilação (6,5%). 

No quesito formas de pagamento, o cartão de crédito liderou com 62,5% das transações, seguido pelo PIX (25,5%), boleto bancário (7,9%) e outros meios (4,1%), como carteiras digitais, cashback, débito e vales.

O perfil do consumidor revelou que 50,8% das transações foram realizadas por mulheres, enquanto os homens representaram 49,2%. Em relação à faixa etária, a maior parte das compras foi feita por pessoas entre 36 e 50 anos (41,2%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,3%), acima de 51 anos (18,1%) e até 25 anos (9,4%).

“Após uma Black Friday 2023 marcada por retração, o cenário do varejo digital brasileiro passou por uma transformação significativa. Atualmente, o e-commerce representa cerca de 10% do varejo nacional, um percentual ainda distante dos 16% observados no mercado norte-americano. Isso evidencia um vasto potencial de crescimento para os próximos anos”, analisa Juliana Lorenzetti, diretora de Growth da Neotrust.

Fraudes digitais

No que diz respeito às tentativas de fraude, até às 6h de domingo, foram identificadas cerca de 23 mil ocorrências no varejo digital, com um total de R$ 36,6 milhões em golpes evitados, uma redução de 14,5% em relação ao ano passado. 

As categorias com maior impacto financeiro foram: instrumentos musicais (4,33%), games (3,79%), informática (2,38%), eletrônicos (2,02%) e celulares (1,98%). O ticket médio das fraudes alcançou R$ 1.592,89, representando um aumento de 15% em relação a 2023. Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, explica: “o crescimento expressivo no faturamento e no volume de pedidos desta Black Friday é fruto de um consumidor brasileiro que está cada vez mais digital. Além disso, a feira de ofertas coincidiu com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, o que impulsionou ainda mais o consumo”.