Segundo o relatório “Guia de Expansão Global para Mercados de Alto Crescimento”, da Nuvei, o e-commerce nos oito mercados de alto crescimento mapeados pela empresa — Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos — deve crescer a uma taxa média anual de 24% até 2027.
No Brasil, esse crescimento pode ser ainda maior, atingindo 28%. Esse cenário é impulsionado pela popularização de novos métodos de pagamento online, adaptados às necessidades de cada país.
O Brasil deve continuar liderando o e-commerce na América Latina até 2027, impulsionado pelo sucesso do Pix, utilizado por pelo menos 90% dos adultos.
Na Colômbia, a receita do e-commerce deve dobrar, alcançando US$ 80 bilhões, enquanto, nos Emirados Árabes Unidos, estima-se um crescimento de 58,2%, com faturamento de US$ 16,3 bilhões em 2027.
Apesar das diferenças entre esses mercados, todos compartilham algumas tendências: expansão da infraestrutura digital, crescimento da classe média e aumento do acesso à internet e aos smartphones.
“O Brasil e os demais países do grupo estão na vanguarda dessas tendências, liderando inovações como pagamentos em tempo real e tecnologias atreladas a carteiras digitais”, explica Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina.
O sucesso no e-commerce vai além de oferecer produtos e serviços atraentes, segundo o relatório, é essencial adotar meios de pagamento alinhados às preferências dos consumidores locais e adequados à realidade de cada país. Um exemplo é o Pix: devido ao enorme sucesso dessa ferramenta no Brasil, empresas de e-commerce que não aceitam esse método de pagamento podem ficar em desvantagem.
O mesmo ocorre em outros mercados, onde conhecer e oferecer os métodos de pagamento locais é essencial.