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E-commerce no Brasil pode vivenciar taxa de crescimento anual de 28% até 2027

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Segundo o relatório “Guia de Expansão Global para Mercados de Alto Crescimento”, da Nuvei, o e-commerce nos oito mercados de alto crescimento mapeados pela empresa — Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos — deve crescer a uma taxa média anual de 24% até 2027. 

No Brasil, esse crescimento pode ser ainda maior, atingindo 28%. Esse cenário é impulsionado pela popularização de novos métodos de pagamento online, adaptados às necessidades de cada país. 

Mulher com computador no colo fazendo compras virtuais com varias sacolas ao lado
(Imagem: Reprodução)

O Brasil deve continuar liderando o e-commerce na América Latina até 2027, impulsionado pelo sucesso do Pix, utilizado por pelo menos 90% dos adultos. 

Na Colômbia, a receita do e-commerce deve dobrar, alcançando US$ 80 bilhões, enquanto, nos Emirados Árabes Unidos, estima-se um crescimento de 58,2%, com faturamento de US$ 16,3 bilhões em 2027.

(Imagem: Nuvei)

Apesar das diferenças entre esses mercados, todos compartilham algumas tendências: expansão da infraestrutura digital, crescimento da classe média e aumento do acesso à internet e aos smartphones

“O Brasil e os demais países do grupo estão na vanguarda dessas tendências, liderando inovações como pagamentos em tempo real e tecnologias atreladas a carteiras digitais”, explica Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina. 

O sucesso no e-commerce vai além de oferecer produtos e serviços atraentes, segundo o relatório, é essencial adotar meios de pagamento alinhados às preferências dos consumidores locais e adequados à realidade de cada país. Um exemplo é o Pix: devido ao enorme sucesso dessa ferramenta no Brasil, empresas de e-commerce que não aceitam esse método de pagamento podem ficar em desvantagem. 

O mesmo ocorre em outros mercados, onde conhecer e oferecer os métodos de pagamento locais é essencial.