Dados colhidos e analisados pela Nuvemshop mostram panorama positivo para pequenas e médias empresas (PMEs) do e-commerce brasileiro no primeiro semestre do ano. Em relação a primeira metade de 2023, o aumento no faturamento foi de 33%, chegando a R$ 2 bilhões.
Ao todo, os e-commerces relacionados à plataforma contabilizaram, juntos, 31,8 milhões de produtos comercializados no período. O volume representa alta de quase 26% em relação a 2023, com os segmentos abaixo em destaque:
- Moda (R$ 680,3 milhões)
- Saúde & Beleza (R$ 187,3 milhões)
- Acessórios (R$ 133 milhões)
Nos meios de pagamento, o cartão de crédito segue como o formato mais recorrente (45%) entre os usuários no e-commerce. O Pix representou 35% da distribuição em 2023 e, neste ano, chegou a 44,5%, sendo o segundo meio de pagamento mais escolhido para as compras online. O ticket médio brasileiro chegou a R$ 244,20.
Já em termos territoriais na participação do faturamento das PMEs do e-commerce, a lista conta com:
- São Paulo (R$ 976,5 milhões)
- Minas Gerais (R$ 193,6 milhões)
- Santa Catarina (R$ 149,4 milhões)
- Rio de Janeiro (R$ 149,3 milhões)
- Paraná (R$ 106 milhões)
O levantamento analisou vendas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2023 e 2024 realizadas pelos lojistas brasileiros da Nuvemshop.