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E-commerce: PMEs contabilizam R$ 2 bilhões em faturamento no primeiro semestre, segundo Nuvemshop

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Dados colhidos e analisados pela Nuvemshop mostram panorama positivo para pequenas e médias empresas (PMEs) do e-commerce brasileiro no primeiro semestre do ano. Em relação a primeira metade de 2023, o aumento no faturamento foi de 33%, chegando a R$ 2 bilhões.

Ao todo, os e-commerces relacionados à plataforma contabilizaram, juntos, 31,8 milhões de produtos comercializados no período. O volume representa alta de quase 26% em relação a 2023, com os segmentos abaixo em destaque:

  • Moda (R$ 680,3 milhões)
  • Saúde & Beleza (R$ 187,3 milhões)
  • Acessórios (R$ 133 milhões)

Nos meios de pagamento, o cartão de crédito segue como o formato mais recorrente (45%) entre os usuários no e-commerce. O Pix representou 35% da distribuição em 2023 e, neste ano, chegou a 44,5%, sendo o segundo meio de pagamento mais escolhido para as compras online. O ticket médio brasileiro chegou a R$ 244,20.

Já em termos territoriais na participação do faturamento das PMEs do e-commerce, a lista conta com:

  • São Paulo (R$ 976,5 milhões)
  • Minas Gerais (R$ 193,6 milhões)
  • Santa Catarina (R$ 149,4 milhões)
  • Rio de Janeiro (R$ 149,3 milhões)
  • Paraná (R$ 106 milhões)

O levantamento analisou vendas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2023 e 2024 realizadas pelos lojistas brasileiros da Nuvemshop.