Alguns comportamentos do consumidor são “simples” de prever, dado o período do ano em que estão pensando em consumir. A ‘compra de estação’, por exemplo, estabelece que para o inverno a procura do cliente é por moletons, jaquetas e itens que esquentem, enquanto no verão vemos a demanda por bermudas, óculos de sol e protetor solar crescer, certo? Talvez estes critérios valessem mais antes da Revolução Industrial e, aos poucos, o varejo, incluindo o e-commerce, começa a entender ainda mais os impactos das mudanças climáticas na escolha de produtos pelos usuários.
Para o outono atual, que começou em 20 de março e termina amanhã, na próxima sexta-feira (21), dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçam estas mudanças. Segundo a entidade, muitas regiões brasileiras foram afetadas por altas temperaturas neste ano, principalmente na segunda semana de junho. Os termômetros marcaram 6,1°C acima da média, que deveria ser 22,9°C durante esta estação.
Um levantamento da Nuvemshop também demonstrou como o comportamento do usuário mudou em termos práticas na hora de comprar produtos neste período. Com o clima mais quente, conforme o instituto reforça, PMEs online viram a comercialização de mais de 60 mil produtos relacionados ao calor, crescimento de 36% em relação ao mesmo período em 2023.
A análise ponderou sobre as vendas entre 1º e 15 de junho de 2023 e 2024, utilizando a base de lojistas brasileiros da própria Nuvemshop.
Outono diferente
Entre os produtos mais vendidos, informações coletadas com sellers mostram prevalência de blusas regatas, sungas, chapéus, leques, bonés e ventiladores. Para o primeiro citado, o aumento das vendas frente ano passado foi de 172%, passando de 10,8 mil para quase 30 mil itens comercializados.
“Desde o ano passado, vimos que as ondas de calor no Brasil representam um aumento significativo nas compras online de produtos para amenizar as altas temperaturas, mas foi uma surpresa perceber esse crescimento tão próximo ao inverno. Por isso é importante que o empreendedor esteja sempre atento ao comportamento do consumidor, que mesmo em períodos inesperados, pode impulsionar as vendas. Isso permite também que cada negócio alcance maiores vendas mesmo em períodos não previstos dada a sazonalidade de cada nicho”, afirma Marcela Orlandi, gerente de Sucesso do Cliente na Nuvemshop.