Durante 18 anos, o fabricante de vidros para decoração, Diego da Silva Ferreira, 32, de São Paulo, vendeu seus produtos no atacado de forma direta. Há seis anos, porém, seu negócio sofreu um baque. Vários clientes fecharam as portas, e Ferreira viu seu faturamento estagnar. Foi então que ele decidiu ousar e apostar em uma loja virtual. Hoje, cinco anos depois, a loja na internet se transformou no modelo principal do seu negócio.
“Vi uma oportunidade no comércio eletrônico de salvar o meu negócio”, diz ele. “Deu certo, pois há cinco anos a loja da internet vem crescendo 30% ao ano e incrementando as vendas do método tradicional”. Além da Internet, Ferreira ainda continua com a venda direta no atacado, em um box no Ceagesp. “Se eu não tivesse ousado e investido nesse mercado de nicho na internet, eu também teria fechado as portas”.
Ferreira é um exemplo de empreendedor que absorveu com sucesso várias lições aprendidas em cursos de capacitação. Uma delas é: investir em um mercado de nicho, sem muitos concorrentes, para se destacar no mar de lojas que existem na internet. A outra: tratar bem os clientes. Para evitar que o produto chegue avariado ao cliente, Ferreira desenvolveu embalagens especiais, que protegem os delicados vidros que vende. Também estabeleceu a política de trocar o produto ou devolver o dinheiro sempre que o cliente ficar insatisfeito. “Com isso eu evito perdas e ainda fidelizo o cliente”, diz ele.
Essas são dicas preciosas dadas nos seminários do Ciclo MPE.net, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) que viaja o Brasil ensinando, gratuitamente, micros, pequenos e médios empreendedores a montar e operar uma loja virtual. No próximo dia 20, o Ciclo MPE chega a Guarulhos com o objetivo de ajudar quem quer começar seu negócio online ou aperfeiçoar aquele já existente.
Serão dez seminários de 45 minutos de duração cada, dados por especialistas do comércio eletrônico. Essas palestras abordam temas de planejamento, infraestrutura, operação e marketing do e-commerce. São aulas gratuitas, com inscrições feitas no site da iniciativa ou no próprio local do evento, no auditório da Faculdade ENIAC.
Durante os seminários, os participantes podem sanar suas dúvidas com o corpo de palestrantes e trocar experiências. “O encontro é uma oportunidade de o participante aprender sobre os conceitos e as ferramentas fundamentais de todas as etapas que envolvem o comércio eletrônico, desde o planejamento do negócio até a sua divulgação”, explica Fernando Ricci, secretário-executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa.
O número de lojas virtuais em Guarulhos, segundo a empresa de plataforma Xtech Commerce foi de mais de 61% entre 2015 e 2016. Decoração e moda são os segmentos que mais se destacam em Guarulhos.
Com patrocínio máster dos Correios e do BNDES, o Ciclo MPE visa a estimular a abertura de novas lojas virtuais e a adaptação das já existentes às normas de segurança, conduta e boas práticas que dão maior credibilidade ao comércio eletrônico.
SERVIÇO
Quando: 20/10, das 8h às 18h
Local: Auditório da Faculdade ENIAC
Endereço: R. Força Pública, 89, Centro, Guarulhos/SP, CEP: 07012-030
Inscrições e programação:
http://www.ciclo-mpe.net/web/inscricao/index?eventid=135
Sobre o Ciclo MPE.net – Evento organizado pela camara-e.net e que está em sua 13ª edição. Tem como foco os micros, pequenos e médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio que está em operação na web. O Ciclo, que percorre várias cidades do país ao longo do ano, é um treinamento gratuito oferecido por um grupo de patrocinadores que apoiam a entidade. Mais informações: www.ciclo-mpe.net