A compra de alimentos online continua em expansão dentro do cotidiano dos consumidores. O que poderia ter sido considerado impossível há alguns anos, hoje é uma realidade palpável para mais de 80% dos brasileiros. Este, aliás, é o índice de pessoas que compram produtos alimentícios utilizando canais digitais, mostrando a forte entrada do e-grocery.
Este e outros dados são da Dunnhumby, que realizou o IPCon (Índice de Preferência do Consumidor). Ao todo, 10 mil consumidores foram entrevistados sobre 47 redes de supermercado do Brasil.
Segundo o levantamento, apesar do bom desempenho, o e-grocery ainda fica atrás das lojas físicas quando o assunto é compras de supermercado. Mesmo já tornando-se corriqueiro no dia-a-dia do brasileiro, o modelo de comércio eletrônico para alimentos e bebidas não consegue superar o varejo tradicional.
Prova disso é que, de acordo com o IPCon, 37% do que é gato no mês por consumidores do Brasil é online. Dessa forma, o e-commerce de comida ainda é visto como maneira de repor a falta pontual de produtos, além de ser utilizado como compras de conveniência.
O supermercado é o formato de loja mais visitado no decorrer do mês, com 84% de indicação dos consumidores. Os clientes também frequentam outros formatos como hipermercados (61%), mercearias (57%), atacarejos e sites (ambos com 41%) dependendo do momento e da necessidade.