Com menos de um mês para a Black Friday 2023 é hora de instigar o desejo dos consumidores e garantir o aumento das vendas na maior data do varejo nacional. Segundo dados do Google, 67% dos clientes pretendem comprar na BF 2023 e no Brasil, 50% dos consumidores preferem comprar em lojas virtuais, de acordo com projeções do Mercado Pago.
Uma pesquisa da Macfor constatou que 41% dos consumidores querem gastar mais na Black Friday 2023, mas o gatilho de compra são descontos vantajosos nos produtos desejados. Nesse cenário, o e-mail marketing pode ser um grande aliado para divulgar as promoções do e-commerce com antecedência e garantir o aumento das vendas.
O e-mail marketing é parte fundamental de uma estratégia de sucesso para Black Friday. A edrone (empresa de CRM e automação de Marketing para e-commerce) constatou que as campanhas de e-mail marketing para Black Friday 2022 começaram em 14/11 finalizando no domingo após a Black Friday. Com isso, houve um pico de pedidos no dia 14, quando muitas campanhas começaram, com maior volume de compras no dia 25/11, resultando em um aumento do número médio de pedidos por loja em 71% quando comparado ao da Black Friday de 2021.
Veja como escrever um e-mail marketing atrativo e aumentar as vendas na Black Friday 2023.
1. Descontos exclusivos para clientes fiéis
Antecipar os descontos de Black Friday para uma lista de clientes fiéis garante que eles comprem com condições especiais. Isso vai aumentar a confiança dos clientes no e-commerce, assim como a taxa de recompra e retenção de clientes.
É possível também pode criar condições especiais para clientes fiéis, como pontos em dobro nos programas de fidelidade ou cashback adicional, que vai estimular a recompra.
2. Ofertas personalizadas
Analisar os dados dos clientes e enviar ofertas personalizadas, como produtos complementares ou similares aos que ele já comprou, com descontos exclusivos, mostra que a empresa conhece o consumidor e possui a melhor oferta do mercado.
3. Gatilhos de urgência
É importante deixar claro quando a promoção começa e quando ela termina e incluir uma contagem regressiva para reforçar a urgência na compra.
4. Promoções reais
Ser transparente e mostrar os preços de antes e depois, evidencia a vantagem da compra na Black Friday e garante a confiança do consumidor.
5. Fluxo de comunicação pós-venda
Para transformar clientes esporádicos em consumidores fiéis, é possível criar um fluxo de comunicação personalizado para todos que comprarem na Black Friday 2023 com e-mails de boas-vindas, pós-venda e sugestões de produtos personalizados.
Essa também é uma boa oportunidade para pedir um feedback sobre os produtos adquiridos, bem como sobre a entrega e experiência de compra no site, oferecendo um desconto especial para quem enviar o feedback e estimulando a recompra.
O CRM e as ferramentas de Automação de Marketing da edrone garantem uma comunicação personalizada de forma automática com os clientes e ainda organizam informações relevantes sobre o comportamento de compra dos consumidores.
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