default
Publicidade: default

Impactos do Big Brother Brasil 2023 no E-commerce

default
Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Grandes marcas do varejo nacional investiram na divulgação de suas plataformas de e-commerce no BBB 23

default

O Big Brother Brasil 23 já começa com 30 marcas com cotas de patrocínio. Entre elas, 9 possuem lojas virtuais (Hypera Pharma, McDonald’s, PagueMenos, Carrefour, Chilli Beans, Richauelo, Óticas Carol, Samsung e Zé Delivery), sendo o Mercado Livre o maior cotista com um investimento de mais de R$ 100 milhões. O marketplace entrou no lugar das Americanas, que desistiu do patrocínio devido a uma crise financeira, segundo informações da InfoMoney.

Em 2022, a gigante do varejo já tinha investido R$ 91,9 milhões no Reality Show – e valeu a pena! Segundo dados do Twitter, a Americanas também se consagrou como uma das marcas mais mencionadas pelo público em tweets relacionados ao BBB.

Além disso, conforme informações publicadas no Observatório de TV da UOL, a marca registrou crescimento em suas plataformas digitais durante o BBB 2022. A média móvel de pedidos cresceu 60% entre os meses de Janeiro e Março na categoria de mercado da Americanas. Quem não lembra do bordão: “Americanas Mercado” gravado na mente dos telespectadores?

Durante a ação de Páscoa, realizada na casa mais vigiada do Brasil, a Americanas vendeu mais de 150 mil ovos e chocolates no app. Registrando quatro vezes mais pedidos no aplicativo, em comparação com o mesmo dia do programa do ano anterior.

O que podemos esperar das lojas virtuais no Big Brother Brasil 2023?

Para 2023, as marcas vão fortalecer sua presença digital, principalmente em segmentos que estão crescendo na modalidade de compra pela internet: marketplace, supermercados e farmácias.

Em entrevista para o Meio & Mensagem, o diretor de marca e customer insights do Grupo Carrefour Brasil, Daniel Milagres, afirmou que quer levar a experiência da marca no e-commerce para os brothers em 2023. “Não vai ser um mercado físico, mas online”, revelou Milagres.

Mas essa não será a única tendência para lojas virtuais apresentada no programa.

5 tendências do e-commerce para ficar de olho no BBB 23

Com base nos modelos de patrocínio doa nos anteriores, as lojas virtuais vão usar a plataforma do BBB para posicionamento de marca, aumento de vendas e queima de estoque. As principais ferramentas usadas serão:

Posicionamento em temas sociais e ambientais

Porém, é preciso ter cuidado para não cair no clichê de: “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”, porque os internautas vão estar de olho!

Novas plataformas de comunicação

A estratégia omnichannel não é mais uma novidade para o e-commerce, muito menos para o BBB, mas em 2023 vamos ver o crescimento de outras plataformas na comunicação com os clientes.

O TikTok para e-commerce está crescendo com novas possibilidades de compra online e será um dos patrocinadores da casa. Além disso, devem surgir várias trends e filtros com os acontecimentos do reality, sem falar nas dancinhas que sempre dão o que falar né?

Com a popularização do ChatGPT, os chatbots vão ganhar força na comunicação de lojas virtuais, que terão que oferecer um atendimento cada vez mais personalizado seguindo as tendências do mercado.

Cupom de Desconto

Os cupons de desconto são os grandes campeões do BBB, liberar um cupom especial para os telespectadores com acesso via QR Code é uma forma de garantir a compra por impulso e envolver o público no que está acontecendo na casa. Afinal de contas, os participantes são verdadeiros digital influencers que se empenham em divulgar todos os produtos e marcas patrocinadoras!

Promoções relâmpago

As promoções especiais que acontecem durante o horário do programa criam urgência na decisão de compras e já mostraram resultados fantásticos no passado, como o exemplo da Páscoa da Americanas. Para 2023, com a expectativa de recessão econômica e instabilidades políticas mundiais, as ofertas devem ser ainda mais atrativas para convencer o consumidor, que estará menos inclinado a gastar seu dinheiro.

Promoções de itens presos em estoque

default

Legenda: Faturamento médio por loja dos clientes edrone em 2022

Lições do BBB 2023 para pequenos e médios negócios virtuais

As cotas de patrocínio milionárias do Big Brother Brasil não permitem que e-commerces de pequeno e médio porte sonhem com uma inserção no reality, mas essas empresas podem surfar a onda do programa e aproveitar as oportunidades que ele vai abrir para o mercado digital.

Por isso, o principal impacto do Big Brother Brasil 2023 no e-commerce é o awareness, ou seja, a disseminação do conhecimento da facilidade de realizar compras online. A partir daí a bola está posicionada para todos os players do mercado marcarem seus gols e ampliarem os seus negócios.

Você está preparado?

Publicidade: default