Logo E-Commerce Brasil

Empresas apostam na Inteligência Artificial para potencializar resultados do e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As ferramentas de Inteligência Artificial chegaram para ficar, não é à toa que ao completar um ano o ChatGPT lidera o ranking de IAs mais usadas no mundo com 14,4 bilhões de acessos, segundo uma pesquisa realizada pela WriterBuddy com a Semrush. A análise também mostra que o Brasil está em quinto lugar no uso de IA, com mais de 1 bilhão de acessos e ainda assim não representa nem a metade do volume de tráfego dos Estados Unidos, que conta com mais de 5 bilhões de acessos e representa 22,6% do tráfego de IA no mundo.

edrone - IA no e-commerce
(Imagem: Freepik)

Esses dados comprovam que o potencial de crescimento das ferramentas de Inteligência Artificial no Brasil é muito promissor, mas ainda esbarra na falta de conhecimento sobre o assunto. Segundo Ana Luiza Zaroni, gerente de suporte da edrone, os clientes ainda têm receio de usar as funcionalidades de IA da ferramenta.

Países que mais usam Ferramentas de IA (Fonte: WriterBuddy)

“Em nosso pacote básico possuímos três funcionalidades alimentadas por IA: o e-mail de recomendação de produtos com base no comportamento de compra dos usuários, o assistente de newsletter que cria sugestões de campanha com base no período do ano e tipo do negócio e um gerador de títulos e pré-header que gera esse conteúdo de forma automática com base na mensagem do e-mail e nas campanhas anteriores. Mesmo como parte do pacote vemos que a maioria dos usuários ainda não aproveita os benefícios destas ferramentas, por isso temos treinamentos mensais para ampliar o conhecimento dos clientes e deixá-los mais confortáveis com as ferramentas de IA”, explica.

Exemplo de Assistente de Newsleter alimentado por IA da edrone (Fonte: Divulgação)

edrone é uma ferramenta de CRM e Automação de Marketing para E-commerce e foi reconhecida, em dezembro de 2023, como uma das 100 principais empresas orientadas por Inteligência Artificial na Europa Central e Oriental no “Top AI Driven Companies – Raport 2023” publicado pela Bain & Company, MCI Capital Art of Networking.

“Nosso objetivo é facilitar o dia a dia dos donos e gerentes de e-commerces de médias e pequenas empresas que precisam fazer mais com menos. Com a Inteligência Artificial criamos funcionalidades que economizam tempo, ajudam a superar o bloqueio criativo e automatizam processos repetitivos”, acrescenta Ana Luiza.

José Felipe Mousquer, Head de marketing da Belt Nutrition, e-commerce de vitaminas para pacientes bariátricos, afirma que antes da edrone, o fluxo de disparo de e-mails era manual, o que sobrecarregava muito o time de criação e também limitava a comunicação personalizada com a base de clientes. “Como nosso negócio é de recorrência, isso nos limitava muito em termos de comunicação constante. Com a edrone, 60% da nossa receita vem da automação”, afirma.

Economizar tempo e dinheiro com a Inteligência Artificial também é o objetivo da Niara, primeira ferramenta de SEO e Conteúdo baseada em IA do Brasil. Em 2023, a ferramenta foi utilizada por 8 mil pessoas e gerou mais de 10 milhões de palavras, fazendo com que os clientes ganhassem até 10 dias extras de produtividade, com funcionalidades que otimizam processos manuais exaustivos como a nomeação de produtos e categorias.

Lisane Andrade, criadora da Niara garante que reduzindo as tarefas repetitivas, os e-commerces podem aumentar a produtividade e a eficiência, potencializando os seus resultados. “Com a nossa funcionalidade de Bulk Content, por exemplo, nossos clientes criam conteúdo em massa e em poucos minutos para a sua loja. São apenas alguns passos para que a Niara gere título, meta descrição e até descrição de produto atrativa e otimizada para o Google. Por exemplo, a geração de 300 títulos que antes levava 3 meses, agora os nossos clientes fazem em apenas 3 minutos”, acrescenta.