Logo E-Commerce Brasil

Eletroeletrônicos sofrem redução anual de 6,2% em preços no e-commerce, aponta Fipe/Buscapé

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Índice de Preços Fipe/Buscapé registrou, em maio, a menor queda dos eletroeletrônicos nos últimos seis meses. O índice referente ao acumulado de 2024 chegou a 6,2%, sendo de 0,81% somente para o mês em questão para este segmento. Ao todo, 47 categorias e dois milhões de preços foram analisados.

Variações anuais para eletroeletrônicos (Fonte: Índice de Preços Fipe/Buscapé)

Apesar do segmento ter mostrado uma retração menor a nível anual e mensal, os smartphones seguem em queda nos preços, chegando a 13,7% no acumulado até maio. Entre as outras categorias, destaque para quedas em informática (10,6%) e áudio e vídeo (6,6%).

Segundo Sergio Crispim, pesquisador da Fipe, a queda dos preços em produtos eletrônicos é um fenômeno de natureza global. O especialista fala em variáveis relacionadas a estrutura da indústria mundial de eletrônicos.

“A comoditização dos produtos, além da grande escala de produção orientada para o mercado global, muita inovação e encurtamento do ciclo de vida dos produtos, acompanhados por intensa concorrência e fácil comparabilidade das ofertas, explicam parte da tendência de queda de preços em várias categorias de produtos”, afirma.

Variações anuais de algumas categorias de produtos para eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A comparação é entre maio de 2024 (para baixo) e maio de 2023 (para cima) (Fonte: Índice de Preços Fipe/Buscapé)

O grupo de eletrodomésticos mostrou alta, principalmente, da demanda crescente por aparelhos de ar-condicionado vista na maior parte do primeiro semestre, em meio ao verão no Hemisfério Sul. Com isso, o aumento anual na precificação deste item chegou a 17%.

“Neste caso o aumento de preços foi causado pelo descompasso entre a demanda, fortemente impulsionada pelas ondas de calor, e a oferta, negativamente impactada por problemas de logística em Manaus”, explica Crispim.

Ainda neste segmento, lavadoras de roupa (3,7%), geladeiras (1,4%) e fogões (1,1%), tiveram retrações, individualmente, na média anual.

Variações anuais e mensais nos preços de aparelhos de ar-condicionado (Fonte: Índice de Preços Fipe/Buscapé)