
Estimulando o protagonismo das mulheres nos negócios, Leila Carcagnoli, líder de categoria na Shopee, e Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, trocaram experiências e compartilharam suas visões sobre o empreendedorismo brasileiro.
Carcagnoli começa com uma provocação: “como estimular, cada vez mais, mulheres a terem independência e autonomia para se destacar na economia do país?”.
Desafios de um novo mercado
A CEO ainda declarou que são 10 milhões e meio de mulheres criando novos negócios e 50% dos pequenos negócios hoje são liderados por mulheres.
Acesso ao mercado
Sendo parte de uma construção social, as mulheres não foram ensinadas a estarem presentes em ambientes de negociação logo cedo. Isso significa que o acesso ao mercado de vendas, comercial e até mesmo o encontro de locais para vender o produto acaba por ser mais complexo.
Economia do cuidado
Capacitação
“Quando uma mulher dá certo, não é só ela que tem o benefício. Ela gera mais recursos para a família, as compras não são para ela, mas para o bem estar coletivo. Ela ainda auxilia a comunidade – a região toda é transformada –, quando essa mulher dá certo ela emprega outras mulheres, elas se ajudam e crescem ao lado uma da outra”.
Ana fontes, CEO DA REDE MULHER EMPREENDEDORAS
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