Marketplace de produtos usados, o Enjoei acaba de anunciar a compra do Elo7, plataforma de vendas de artesanato e produtos personalizados. Apesar de não revelar o valor da operação, a companhia ressalta que a transação está de acordo com a meta de reduzir seu consumo de caixa.
Outra informação apresentada pela diretoria do Enjoei é que, por ora, as operações da plataformas seguem independentes, exatamente como antes da aquisição. “Essa operação representa um marco importante na estratégia de expansão de base de vendedores independentes e na ampliação de categorias de produtos”, afirma Tiê Lima, diretor-presidente do Enjoei.
Em 2022, a Elo7 fez um GMV (Volume Bruto de Mercadorias) de cerca de R$ 500 milhões. Por outro lado, o valor do Enjoei no mesmo período foi de R$ 1,1 bi. Outro ganho para o Enjoei são os 1,6 milhão de compradores ativos da Elo7 que se somam aos seus cerca de 1 milhão.
O que mais o Enjoei ganha com o Elo7
O Elo7 possui atualmente 50 mil vendedores ativos. Isso representa um crescimento de 76% em relação à atual carteira de vendedores da Enjoei. Hoje, o Enjoei recebe anúncios de produtos como móveis, eletrodomésticos, computadores e livros. Já o Elo7 possui em sua base produtos artesanais e personalizados.
Dessa forma, a aquisição do Elo7 é uma oportunidade para uma oferta mais ampla de produtos à Enjoei. Nesses primeiros seis meses, a Enjoei espera capturar sinergias em logística e meios de pagamento, além de ajustar suas políticas comerciais para torná-las mais coerentes e rentáveis.
Essa é a segunda aquisição anunciada pela Enjoei. Em 2021, a companhia havia assinado um contrato de compra e venda da plataforma Gringa. Porém, em maio de 2022 a Enjoei anunciou a anulação do trâmite, uma vez que o direito de recesso dos acionistas superou R$ 1,5 milhão.